Conhecimentos de Base Recomendados
Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão auditiva de textos das áreas técnico-científicas de referência.
Desenvolver a capacidade de produção escrita e oral em contextos especializados.
Enriquecer o léxico de terminologias específicas.
Rever e consolidar estruturas linguísticas das línguas envolvidas.
Praticar a oralidade em contextos que pressupõem a gestão do tempo, do espaço e da situação de comunicação
Métodos de Ensino
Aulas teórico- práticas, apresentações orais e trabalhos práticos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno que complete com sucesso esta UC, terá adquirido as seguintes competências:
2.1.Reconhece as especificidades do discurso científico-técnico nas duas línguas envolvidas.
2.2. Recolhe, analisa e seleciona informação nas duas línguas de trabalho.
2.3.Identifica e utiliza, de forma criativa, a sintaxe e a retórica próprias do discurso científico-técnico na produção de textos escritos.
2.4.Identifica e utiliza os recursos gramaticais adequados.
2.5.Expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber.
2.6.Recolhe, trata, utiliza e produz informação.
Programa
I Comunicação:
1. Como preparar uma apresentação oral;
2. O relatório de estágio, as suas partes constituintes e linguagem apropriada à sua redação;
3. As normas bibliográficas NP 405 e APA.
II Língua inglesa:
1.Leitura e compreensão de textos sobre biotecnologia aplicada à agricultura, à engenharia alimentar, à engenharia genética, às ciências biomédicas.
2. Escrita de CV e cartas formais.
4. Gramática: singulares e plurais irregulares, substantivos contáveis e incontáveis, os números, os artigos, revisão dos tempos verbais, a voz passiva.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho escrito de Comunicação em português - 20.0%
- - Apresentação oral em inglês - 30.0%
- - Trabalhos escritos em ingês - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
SERRANO, Pedro – Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Relógio D’Água, 2ª edição, 2004.
CHRIMES, John – English for Biomedical Sciences in Higher Education Studies. Students Book with Audio CDs., Garnet Education, 2015.
POCINHO, Margarida – Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lisboa: Lidel: 2012.SBIDM – Referências Bibliográficas: Manual de Normas e Estilos. Bibliotecas da Universidade de Aveiro, 2010.
TURNBULL, Johanna – Oxford Advanced Learner’s Dictionary. Oxford: Oxford Press, 8th edition, 2010.
MURPHY, Raymond – English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
ARMER, Tamzen – English for Scientists. Students Book with Audio CDs.Cambridge: Cambridge University Press, 2011.