Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de inglês correspondentes ao nível B1 do quadro europeu de referência.
Métodos de Ensino
Face à natureza dos objetivos e dos conteúdos programáticos desta unidade curricular, a metodologia de ensino escolhida tem como propósito fundamental estimular e otimizar a aprendizagem do/as estudantes. Desta forma, será privilegiada uma metodologia ativa de ensino centrada no/as estudantes, como por exemplo através de Problem based learning, Project based learning, Flipped classroom e Brainstorming. A realização de trabalhos em aula, individuais e também em pequenos grupos, bem como a prática de debates/discussões em aula, serão estratégias pedagógicas igualmente utilizadas nas aulas desta disciplina.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Inglês Técnico: Contabilidade tem como objetivo primordial fornecer aos estudantes os elementos necessários que lhes permitam utilizar adequadamente a Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação no mundo dos negócios, em particular na área da Contabilidade.
Assim, tendo em conta a importância da carta de negócios no desempenho da empresa, será estudada a forma da carta de negócios e os diferentes tipos existentes.
Documentos importantes serão analisados no capítulo que se refere a pagamentos: a fatura, o extrato de conta, a nota de débito e a nota de crédito.
O ensino de terminologia específica da área da Contabilidade e a revisão e consolidação de estruturas gramaticais básicas e intermédias da Língua Inglesa permitirão aos estudantes a utilização pretendida.
Programa
A. A estrutura das cartas de negócios
1. Cartas de negócios formais;
2. Cartas de negócios informais.
B. Números/cálculos
C. Tipos de cartas de negócios
1. Pedidos de informação;
2. Respostas e orçamentos;
3. Encomendas;
4. Pagamentos:
4.1 Faturas;
4.2 Extratos de conta;
4.3 Notas de débito;
4.4 Notas de crédito.
5. Reclamações, pedidos de desculpa e ajustamentos.
D. Candidatura a um emprego
1. Anúncios;
2. Carta de candidatura/apresentação;
3. Curriculum vitae;
4. Entrevista de emprego.
E. Vocabulário e estruturas conversacionais relativas à área da contabilidade.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal:
CARVALHO-OLIVEIRA, J. M. e Hélder Fanha Martins (2002). A Vocabulary of Business, Accounting and Finance. Vocabulário Técnico Português-Inglês-Português. Lisboa: Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
GOUVEIA, Luís, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2004). Glossário de Contabilidade: Inglês-Português (1ª ed. 2000). ISCA Aveiro e ISCAC Coimbra.
HARMAN, Clive M. (2016). All You Need To Know About Job Searching Skills: C. V. / Resume: Cover Letters: Interviewing Techniques Application Forms For Home Study or Training Candidates. Createspace Independent Publishing Platform.
HELM, Sara (2010). Market Leader: Accounting and Finance. Essex: Pearson Education Limited, Longman. FT Publishing, Financial Times.
HOPKINS, David and Harold Randall (2017). Cambridge International AS and A Level Accounting Coursebook. Cambridge: Cambridge University Press.
WILSON, James, Teresa Lameiras e Raquel Cardoso (2007). Manual de Correspondência Inglês-Português (1ª ed. 2004). Correspondence Handbook English-Portuguese. Coimbra: Almedina.
Bibliografia secundária:
ASHLEY, A. (2004). A Handbook of Commercial Correspondence. Oxford: Oxford University Press.
COLLINS, Cobuild (2013). Key Words for Accounting. HarperCollins Publishers.
DUBICKA, Iwonna et al. (2019). Business Partner. Essex: Pearson Education Limited. FT Publishing, Financial Times.
FERRAINO, Cindy (2010). The Complete Dictionary of Accounting & Bookkeeping Terms Explained Simply. Atlantic Publishing Group Inc.
FRENDO, Evan, Sean Mahoney (2011). English for Accounting. Oxford: Oxford University Press.
LAW, Jonathan (2016). A Dictionary of Accounting (5th Edition). Oxford: Oxford University Press.
MACKENZIE, Ian (2006). Professional English in Use Finance. Cambridge: Cambridge University Press.
SCOTT, Roger, John Adams (2020). English for Accountancy in Higher Education Studies. Garnet Education.
TAYLOR, Shirley (2012). Model Business Letters, Emails and Other Business Documents. Harlow: Pearson Education Limited.