Inglês Técnico-Informática

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de inglês correspondentes ao nível B1 do quadro europeu de referência.

Métodos de Ensino

Face à natureza dos objetivos e dos conteúdos programáticos desta unidade curricular, a metodologia de ensino escolhida tem como propósito fundamental estimular e otimizar a aprendizagem do/as estudantes. Desta forma, será privilegiada uma metodologia ativa de ensino centrada no/as estudantes, como por exemplo através de Problem based learning, Project based learning, Flipped classroom e Brainstorming. A realização de trabalhos em aula, individuais e também em pequenos grupos, bem como a prática de debates/discussões em aula, serão estratégias pedagógicas igualmente utilizadas nas aulas desta disciplina.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal objetivo fornecer aos estudantes os elementos necessários que lhe permitam utilizar adequadamente a Língua Inglesa como veículo privilegiado de comunicação na área das Tecnologias da Informação (TI). A par da terminologia específica desta área, serão ainda feitas a revisão e a consolidação de estruturas gramaticais básicas e intermédias da Língua Inglesa.

Programa

I – Information and Computer Technology

1. Living with computers
2. A typical PC
3. Types of computer systems
4. Input and output devices
5. Processing
6. Programming
7. Networks
8. Web design
9. Robots, Androids, AI

II – Grammar

1. Verb tenses
2. Time and place prepositions
3. Modal verbs
4. If-clauses
5. Degree of the adjectives

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal:

ESTERAS, Santiago Remacha and Elena Marco Fabré (2007). Professional English in Use ICT. Cambridge: Cambridge University Press.
GLENDINNIN, Eric H. and John McEwan (2006). Oxford English for Information Technology. Oxford: Oxford University Press.
MARKS, Jon (2012). Check Your English Vocabulary for Computers and Information Technology. Bloomsbury.
OLEJNICZAC, Maja (2011). English for Information Technology. Pearson.
VINCE, Michael (2010). Intermediate Language Practice. MacMillan.

Bibliografia secundária:

DUBICKA, Iwonna et al. (2019). Business Partner. Essex: Pearson Education Limited. FT Publishing, Financial Times.

IRVINE, Mark and Marion Cadman (2003). Commercially Speaking. Oxford: Oxford University Press.
MACKENZIE, Ian (1997). English for Business Studies. Cambridge: Cambridge University Press.

MASCULL, Bill (2017). Business Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.