Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A concepção e realização dos projectos é supervisionada por docente(s), devendo para o efeito ser consignadas 24h nas distribuições de serviço docente no 2º semestre.

Após a conclusão dos projectos, os mesmos serão apresentados sob a forma de relatório ou portfolio e objecto de avaliação pelo docente supervisor – podendo eventualmente ser objecto de apresentação pública. A avaliação será qualitativa, podendo ser convertida numa classificação final de 0-20 valores.

Será elaborado regulamento próprio para a unidade curricular.

Os estudantes deverão submeter ao supervisor para avaliação um portfolio ou relatório dos projetos realizados durante o semestre.

A avaliação é exclusivamente contínua, de natureza qualitativa, convertida numa classificação final de 0-20 valores. A avaliação por exame supõe a apresentação de relatório ou portfolio sobre as atividades realizadas nos termos estabelecidos pelo regulamento específico da UC.

Resultados de Aprendizagem

A complexidade do mercado de trabalho e das sociedades contemporâneas colocam aos estudantes do ensino superior de hoje desafios bastante complexos, muitos dos quais não podem ainda ser definidos ou antecipados. Por esse motivo, é essencial dotar os estudantes com um conjunto de competências associadas àquisição de valores e atitudes proactivas promotoras de projectos de educação ao longo da vida e de aprofundamento dos direitos e deveres de cidadania plena.

Com este propósito genérico, no final das 84 horas supervionadas de Trabalho de Campo (TC) os estudantes deverão ser capazes de demonstrar competências básicas de concepção, execução e avaliação de projectos de investigação científica ou de pretação de serviços à comunidade ou de exercicio de atos de cidadania.

Programa

Trata-se de uma unidade curricular de integração de conteúdos curriculares e de desenvolvimento de competências transversais, pelo que a estrutura do programa apresenta especificidades próprias. Nesse sentido, os estudantes deverão ser organizados em pequenas equipas de trabalho para realizarem projectos concebidos e supervisionados por docente(s) do curso. Os projectos podem ser de vários tipos: de iniciação à investigação científica, de cidadania, de prestação de serviços à comunidade ou outros que venham a ser considerados relevantes, pelo regulamento específico a ser definido.

A participação dos estudantes na realização dos projectos pode desenvolver-se ao longo dos dois semestres do ano lectivo, devendo os trabalhos estar concluídos no final do 2º semestre.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Continuing Evaluation
  • - Portfolio ou Relatório - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

N/A