Inovação e Cocriação de Produtos Turísticos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:

(1) Identificar os conceitos mais recentes no que respeita às tendências da inovação e criatividade nas empresas e organizações;

(2) Desenvolver metodologias de sucesso, aplicando modelos com base inovadora;

(3) Testar e planear o lançamento de um produto inovador;

(4) Identificar diferentes definições e especificidades do conceito de cocriação;

(5) Explicar o conceito de turismo de experiências, assim como a cocriação no contexto da experiência turística;

(6) Demonstrar a aplicabilidade da cocriação no desenvolvimento de produtos turístico

Programa

1. O conceito de Inovação

1.1 Tipos de inovação

1.2 Inovação versus Invenção

1.3 Inovação e crescimento económico

1.4 Tipologias e Classificações de inovação

2. Como inovar

2.1 Atitude

2.2 Onde procurar Inovações

2.3 Tipos de inovações

2.4 Soluções

2.5 Alternativas

3. Planeamento da inovação

3.1 O processo

3.2 Os riscos da inovação

3.3 Inovação planeada vs. não planeada

3.4 Difusão da inovação

3.5 Inovação disruptiva

4. O conceito de cocriação

4.1 Definições e especificidades do conceito

5. Cocriação na economia de experiências

5.1 O conceito de turismo de experiências

5.2 A cocriação no âmbito do turismo de experiências

6. A aplicação da cocriação no desenvolvimento de produtos turísticos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua/ Periódica
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Teste - 50.0%
Exame
  • - Trabalho individual - 50.0%
  • - Exame - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Christensen, M., Raynor, M., & McDonald, R. (2015). What is disruptive innovation? Harvard Business Review, 9(12), 44–53. Evanschitzky, H., Eisend, M., Calantone, R. J., & Jiang, Y. (2012). Success factors of product innovation: An updated meta-analysis. Journal of Product Innovation Management, 29(1994), 21–37. https://doi.org/10.1111/j.1540-5885.2012.00964.x

Kelley, T., & Littman, J. (2016). The ten faces of innovation. Profile Books.

Binkhorst, E., & Den Dekker, T. (2009). Agenda for co-creation tourism experience research. Journal of Hospitality Marketing & Management, 18(2–3), 311–327. https://doi.org/10.1080/19368620802594193

Campos, A. C., Mendes, J., do Valle, P., & Scott, N. (2015). Co-creation of tourist experiences: A literature review. Current Issues in Tourism, 21(4), 369–400. https://doi.org/10.1080/13683500.2015.1081158

Prebensen, N., Chen, J., & Uysal, M. (Eds.) (2017). Co-creation in Tourist Experiences. Routledge.