Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:
(1) Identificar os conceitos mais recentes no que respeita às tendências da inovação e criatividade nas empresas e organizações;
(2) Desenvolver metodologias de sucesso, aplicando modelos com base inovadora;
(3) Testar e planear o lançamento de um produto inovador;
(4) Identificar diferentes definições e especificidades do conceito de cocriação;
(5) Explicar o conceito de turismo de experiências, assim como a cocriação no contexto da experiência turística;
(6) Demonstrar a aplicabilidade da cocriação no desenvolvimento de produtos turístico
Programa
1. O conceito de Inovação
1.1 Tipos de inovação
1.2 Inovação versus Invenção
1.3 Inovação e crescimento económico
1.4 Tipologias e Classificações de inovação
2. Como inovar
2.1 Atitude
2.2 Onde procurar Inovações
2.3 Tipos de inovações
2.4 Soluções
2.5 Alternativas
3. Planeamento da inovação
3.1 O processo
3.2 Os riscos da inovação
3.3 Inovação planeada vs. não planeada
3.4 Difusão da inovação
3.5 Inovação disruptiva
4. O conceito de cocriação
4.1 Definições e especificidades do conceito
5. Cocriação na economia de experiências
5.1 O conceito de turismo de experiências
5.2 A cocriação no âmbito do turismo de experiências
6. A aplicação da cocriação no desenvolvimento de produtos turísticos
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho individual - 50.0%
- - Exame - 50.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Christensen, M., Raynor, M., & McDonald, R. (2015). What is disruptive innovation? Harvard Business Review, 9(12), 44–53. Evanschitzky, H., Eisend, M., Calantone, R. J., & Jiang, Y. (2012). Success factors of product innovation: An updated meta-analysis. Journal of Product Innovation Management, 29(1994), 21–37. https://doi.org/10.1111/j.1540-5885.2012.00964.x
Kelley, T., & Littman, J. (2016). The ten faces of innovation. Profile Books.
Binkhorst, E., & Den Dekker, T. (2009). Agenda for co-creation tourism experience research. Journal of Hospitality Marketing & Management, 18(2–3), 311–327. https://doi.org/10.1080/19368620802594193
Campos, A. C., Mendes, J., do Valle, P., & Scott, N. (2015). Co-creation of tourist experiences: A literature review. Current Issues in Tourism, 21(4), 369–400. https://doi.org/10.1080/13683500.2015.1081158
Prebensen, N., Chen, J., & Uysal, M. (Eds.) (2017). Co-creation in Tourist Experiences. Routledge.