Inovação e Criatividade

Resultados de Aprendizagem

• Apresentar a Inovação e a Criatividade sob dois prismas genéricos: enquanto actividade e prática de gestão
e enquanto factores essenciais de competitividade numa era de globalização;
• Formar profissionais empenhados e atentos às constantes mudanças e exigências do mercado,
sensibilizando-os para a importância e urgência da inovação e da criatividade no desenvolvimento e
aproveitamento de novas oportunidades
• Dotar os alunos de conhecimentos relacionados com o processo de inovação, alinhando a cultura, as
pessoas e a organização num ambiente criativo.
Competências a adquirir:
• analisar problemas de inovação e de tecnologia
• implementar técnicas de criatividade e geração de ideias
• realizar auditorias tecnológicas
• empreender um novo negócio

Programa

1- O Desafio da Inovação
2- O Contexto Nacional e Competitivo da Inovação
3- A Inovação e o Empreendedorismo
4- Criatividade e Geração de Ideias
5- A Gestão da Inovação
6- Inovação e Acção

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Trott, Paul (2008) “Innovation Management and New Product Development”, 4ª ED, Pearson. (*) (*)Tidd, J.,
Bessant, J. e Pavitt, K. (2003), Gestão da Inovação – Integração das mudanças tecnológicas, de mercado e
organizacionais, Monitor, Lisboa. (*)
Etzkowitz, H. (2008) The Triple Helix: University – Industry – Government Innovation in action, Routledge, New
York.
Hisrich, R. D., Peters, M. P. e Shepherd, D. A., (2005), Entrepreneurship, McGraw-Hill, 6ª Edition, New York. (*)
Marques, J. P. C. (2010) “Incubadoras de empresas e empreendedorismo; A experiência portuguesa”, IAPMEI,
Lisboa. (*)
Marques, J. P. C. (1998) “A Cooperação Universidade-Indústria e a Inovação Científica e Tecnológica: O Caso
da Universidade de Coimbra”, Almedina, Coimbra. (*)
Brandshaw, M. V. e Carrington, P. (Eds) (2009) “Entrepreneurship and its Economic Significance, Behavior and
Effects.”, Nova Science Publishers, Inc, New York.