Inovação e Criatividade

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos base anteriores.

Métodos de Ensino

Os métodos pedagógicos utilizados nesta disciplina incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.

 

Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada ponto do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final. O aluno, que por qualquer motivo, não consiga preparar as aulas, prejudicar-se-á a si próprio e reduzirá o rendimento do grupo e da turma.

 

A disciplina utilizará a plataforma informática Moodle para a disponibilização do material de apoio.

Resultados de Aprendizagem

a)   Objetivos:

Gerais:

  • Apresentar a Inovação e a Criatividade sob dois prismas genéricos: enquanto atividade e prática de gestão e enquanto fatores essenciais de competitividade das empresas numa era de globalização;
  • Formar profissionais empenhados e atentos às constantes mudanças e exigências do mercado, sensibilizando-os para a importância e urgência da inovação e da criatividade no desenvolvimento e aproveitamento de novas oportunidades de negócio;
  • Dotar os alunos de conhecimentos relacionados com o processo de inovação, alinhando a cultura, as pessoas e a organização num ambiente criativo.

 

Competências a adquirir:

Os alunos devem ser capazes de implementar modelos de inovação nas organizações e dinamizar as pessoas e as equipas no seu seio, no sentido de incrementar a criatividade e a livre geração de ideias. Especificamente, os alunos deverão ser capazes de:

  • analisar problemas de inovação e da tecnologia;
  • implementar técnicas de criatividade e geração de ideias;
  • realizar auditorias tecnológicas.

 

 

Programa

CAPÍTULO 1 – O Desafio da Inovação
1. Conceitos relacionados
2. Inovação, Mercado e Tecnologia
3. Modelos de Inovação
4. Tipologias de Inovação
5. Difusão e Adoção da inovação
(Tempo letivo: 6 horas)

 

CAPÍTULO 2 – O contexto nacional e competitivo da Inovação
1- A Inovação em Portugal e internacional
2- A cooperação universidade – indústria
3- A transferência de tecnologia e inovação aberta
4- Universidade – Indústria – Governo
5- Incubadoras de Empresas e Empreendedorismo académico
6- As fontes de Inovação: uma síntese
(Tempo letivo: 3 horas)

 

CAPÍTULO 3 – Criatividade e Geração de Ideias
1- A Criatividade
2- Os requisitos da criatividade
3- Técnicas de geração de Ideias
4- Da criatividade à inovação
(Tempo letivo: 3 horas)

 

CAPÍTULO 4 – A Gestão da Inovação
1- Análise Estratégica da Inovação e da Tecnologia
2- A tecnologia e a competitividade
3- Mecanismos de acesso à tecnologia e inovação
4- Alternativas estratégicas
5– Estratégias de colaboração versus estratégias de competição
(Tempo letivo: 6 horas)

 

CAPÍTULO 5 – Inovação e Ação
1- Desenvolvimento de novos produtos
2- Propriedade intelectual e proteção da inovação
3- Marketing de produtos e serviços inovadores
4- Financiamento da inovação
(Tempo letivo: 12 horas)

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal:

Trott, P. (2017), Innovation Management and New Product Development, 6ª ED, Pearson.
Godin, S. (2021), O Processo Criativo, Ideias de Ler.
Drucker, P. (1986), Innovation and Entrepreneurship, Harper.
Sarkar, S. (2010), Empreendedorismo e Inovação, 2ª Ed. , Escolar Editora.
Tidd, J., Bessant, J. e Pavitt, K. (2003), Gestão da Inovação – Integração das mudanças tecnológicas, de mercado e organizacionais, Monitor, Lisboa.
Etzkowitz, H. (2008) The Triple Helix: University – Industry – Government Innovation in action, Routledge, New York.
Hisrich, R. D., Peters, M. P. e Shepherd, D. A., (2017), Entrepreneurship, McGraw-Hill, 10ª Edition, New York.

Complementar:

Marques, J. P. C. (2016) Innovation Management in Modern Organizations: An Evolutionary Approach, in: Jamil, G. L.; Rascão, J. P.; Ribeiro, F. e Silva, A. M. (Eds.), Handbook of Research on Information Architecture and Management in Modern Organizations, Chapter 8, pp. 180-194, IGI Global, USA.
Marques, J. P. C. (2018) Effective Mechanisms for Accessing Technology and Innovation Strategies Why and Who Innovate, How to Innovate?, in Jamil, G., Ferreira, J., Pinto, M., Pessoa, R. e Xavier, A. (Eds) Handbook of Strategic innovation management for improved competitive advantage, Chapter 9, pp. 138-162, IGI Global, USA.
Silva, T.F.P., and Marques, J.P.C. 2020. Human-Centered Design for Collaborative Innovation in Knowledge-basedEconomies. Technology Innovation Management Review, 10(9): 515-526;
Cravo, J. P. C. e Marques, J. P. C. (2019) development of innovation in companies in incubation: the case of Portugal, International Journal of Innovation management, 23(2), 1950018 (17 pages);
Helley, Tom e Littman, Jonathan (2007), As Dez Faces da Inovação: O Poder da Criatividade e da Inovação, editorial Presença, Barcarena.
Harvard Business School Press (2002) Empreendedorismo e Estratégia, Campus, 7ª Ed.
Moreira, Daniel A. E Queiroz, Carolina s. (Org.) (2007) Inovação Organizacional e Tecnológica, Thomson Learning, São Paulo.