Métodos de Ensino
A unidade curricular funcionará com aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos. Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada capítulo do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final.
Resultados de Aprendizagem
• Apresentar os problemas gerais da Inovação e do empreendedorismo, sob dois prismas: a) enquanto factor
económico de desenvolvimento; e b) enquanto actividade de gestão com carácter estratégico.
• Sensibilizar os alunos para o empreendedorismo, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups, por
exemplo os aspectos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a elaboração do plano
de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.
Competências:
• Compreender o processo de inovação e a multiplicidade de factores que o determinam;
• Construir um Plano de Negócios de uma nova empresa agrícola a criar de raiz.
Programa
1. O que é a Inovação: Conceitos e modelos
2. A inovação e o empreendedorismo.
3. Criatividade e geração de ideias.
4. O Plano de negócios.
5. Financiamento do novo negócio.
6. A Gestão do novo negócio.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
• Hisrich, R.D., Peters, M. P. and Shepherd, D. A. (2005), Entrepreneurship, 6th Edition, McGraw-Hill, New York.
• Bhidé, A.V. (2000), The Origin and Evolution of New Business, Oxford University Press.
• Scarborough, N. N., Wilson, D. I. e Zimmerer, T. W. (2009) Effective small Business Management: An
entrepreneurial approach, Pearson, 9ª Ed.
• Wickham, P. (2006), Strategic Entrepreneurship, 4ª Ed., Prentice Hall.
• Tidd, J., Bessant, J. e Pavitt, K. (2003), Gestão da Inovação – Integração das mudanças tecnológicas, de mercado
e organizacionais, Monitor, Lisboa.
• Ferreira, M., Santos, J. e Serra, F, (2008), Ser Empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa, Edições
Sílabo, Lisboa.
• Marques, J. P. C. (1998), A Cooperação Universidade-Indústria e a Inovação Científica e Tecnológica: O Caso da
Universidade de Coimbra, Almedina, Coimbra.