Instalações, Equipamentos e Instrumentação

Métodos de Ensino

As aulas serão principalmente teóricas. Alguns estudos de caso serão usados para permitir a discussão dos assuntos tratados. A avaliação é feita através de um teste escrito e de um trabalho em grupo. A avaliação do trabalho em grupo compreende a avaliação de um relatório escrito e de uma apresentação oral pública.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se fornecer aos estudantes uma visão abrangente sobre os serviços auxiliares necessários para o funcionamento de uma unidade industrial de transformação de produtos alimentares, de forma a compreenderem o impacto destes serviços auxiliares no desempenho (funcional e económico) das unidades. Concluída esta unidade curricular, os alunos devem compreender e ser capazes de descrever os princípios básicos subjacentes à concepção de instalações, equipamentos simples, e as boas práticas da sua utilização, identificar os principais termos técnicos, simbologia e as designações usuais na indústria alimentar, esboçar a configuração de equipamentos, sistemas e instalações, e preencher as fichas de requisitos elementares, para especificações de equipamentos/instalações mais simples. De forma geral, devem ser capazes de sistematizar, esquematizar e expor soluções para a resolução de problemas e questões de menor complexidade, sobre instalações e equipamentos da indústria alimentar.

Programa

Estruturas e tipologias de instalações industriais; Instalações elétricas (incluindo comando e proteção); Cargas típicas e sistemas de acionamentos; Redes de ar comprimido; Redes de fluidos térmicos; Compressores de ar; Sistemas de ventilação; Ventiladores e termoventiladores; Bombas e sistemas de bombagem; Sistemas de refrigeração para a indústria Alimentar; Caldeiras e fluidos térmicos; Introdução à instrumentação e controlo; Medição de pressão, temperatura, caudal e nível; Sistemas de controlo; Válvulas de controlo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Teste escrito - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho em grupo com avaliação de um relatório escrito e de uma apresentação oral pública. - 30.0%
  • - Teste escrito - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Liptak, B.G. (ed.), Instrument Engineer’s Handbook, Volume 2 : Process Control and Optimization, 4th ed, CRC Press, 2005.

Liptak, B.G., K. Venczel (eds.), Instrument Engineer’s Handbook, Volume 1 : Process Measurement And Analysis, 4th ed, CRC Press, 2003.

Saravacos, G.D., A. E. Kostaropoulos. Handbook of Food Processing Equipment, Springer, 2002.

Broughton, J., Process Utility Systems: Introduction to Design, Operation and Maintenance, IChemE, 1994.