Métodos de Ensino
A metodologia de ensino compreende aulas teóricas e teórico-práticas.
Nas aulas teóricas são expostos oralmente os conceitos correspondentes ao conteúdo programático.
Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios relacionados com as aulas teóricas, sendo igualmente abordados aspectos técnicos de implementação da instrumentação necessária em cada capítulo da matéria.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir competências relativas à compreensão de dispositivos biológicos e/ou biomédicos nas suas vertentes de recolha de informação clínica, e de aplicação de energia de modo controlado.
Estabelecer a ligação científicotecnológica entre o conhecimento previamente adquirido sobre o sinal fisiológico (físico ou químico), e a cadeia de instrumentação que lê, processa, e monitoriza ou disponibiliza a informação relevante.
Estabelecer de igual modo a ligação científicotecnológica entre o sistema ou instrumento que transforma a energia eléctrica, disponível em ambiente clínico/hospitalar, em energia controlada de significado e utilidade clínica.
Desenvolver a capacidade de efectuar decisões sobre a aplicabilidade de um bioinstrumento nas suas vertentes de significado clínico, económico e social.
Programa
1. Revisões de conceitos básicos de instrumentação
2. Origem dos sinais bioeléctricos e sua medição
3. Medição da pressão sanguínea
4. Medição do caudal e volume sanguíneos
5. Medição de parâmetros do sistema respiratório
6. Medição de gases no sangue
7. Instrumentação de diagnóstico oftalmológico
8. Dispositivos terapêuticos e prostéticos
9. Instrumentação laboratorial clínica
10. Segurança eléctrica em instrumentação médica
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
John G. Webster (Editor) and Amit J. Nimunkar, “Medical Instrumentation: Application and Design”, 5th Ed., John Wiley & Sons, USA, 2020.
Paul Horowitz, Winfield Hill, “The Art of Electronics”, 3th Ed., Cambridge University Press, USA, 2015.
Kim E. Barrett, Susan M. Barman, Scott Boitano, Heddwen L. Brooks, “Ganong’s Review of Medical Physiology”, 24th Ed., Mc Graw Hill, USA, 2010.