Instrumentação Médica

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino compreende aulas teóricas e teórico-práticas.
Nas aulas teóricas são expostos oralmente os conceitos correspondentes ao conteúdo programático.
Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios relacionados com as aulas teóricas, sendo igualmente abordados aspectos técnicos de implementação da instrumentação necessária em cada capítulo da matéria.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir competências relativas à compreensão de dispositivos biológicos e/ou biomédicos nas suas vertentes de recolha de informação clínica, e de aplicação de energia de modo controlado.
Estabelecer a ligação científico­tecnológica entre o conhecimento previamente adquirido sobre o sinal fisiológico (físico ou químico), e a cadeia de instrumentação que lê, processa, e monitoriza ou disponibiliza a informação relevante.
Estabelecer de igual modo a ligação científico­tecnológica entre o sistema ou instrumento que transforma a energia eléctrica, disponível em ambiente clínico/hospitalar, em energia controlada de significado e utilidade clínica.
Desenvolver a capacidade de efectuar decisões sobre a aplicabilidade de um bio­instrumento nas suas vertentes de significado clínico, económico e social.

Programa

1. Revisões de conceitos básicos de instrumentação
2. Origem dos sinais bioeléctricos e sua medição
3. Medição da pressão sanguínea
4. Medição do caudal e volume sanguíneos
5. Medição de parâmetros do sistema respiratório
6. Medição de gases no sangue
7. Instrumentação de diagnóstico oftalmológico
8. Dispositivos terapêuticos e prostéticos
9. Instrumentação laboratorial clínica
10. Segurança eléctrica em instrumentação médica

 

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 John G. Webster (Editor) and Amit J. Nimunkar, “Medical Instrumentation: Application and Design”, 5th Ed., John Wiley & Sons, USA, 2020.
 Paul Horowitz, Winfield Hill, “The Art of Electronics”, 3th Ed., Cambridge University Press, USA, 2015.
 Kim E. Barrett, Susan M. Barman, Scott Boitano, Heddwen L. Brooks, “Ganong’s Review of Medical Physiology”, 24th Ed., Mc Graw Hill, USA, 2010.