Conhecimentos de Base Recomendados
Alguns conhecimentos de Excel, nomeadamente de utilização de tabelas dinâmicas e de elaboração de gráficos.
Métodos de Ensino
A unidade curricular funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular pretende-se dar a conhecer, analisar e discutir os diversos instrumentos destinados a avaliar e gerir o desempenho das organizações, com ou sem fins lucrativos e por conseguinte dos respetivos responsáveis, através de um conjunto equilibrado de indicadores de desempenho e de mecanismos de reporte, com vista a avaliar eficiência e eficácia.
O aluno no final da unidade curricular deve ser capaz de:
- Identificar o papel, objetivos, destinatários e diversidade de instrumentos de um sistema de controlo de gestão.
- Desenvolver e analisar os instrumentos de controlo de gesta, tanto no âmbito estratégico como operacional.
- Identificar os problemas de implementação dos diversos instrumentos, com vista a promover os seus objetivos e evitando a adoção de indicadores que possam estimular atitudes e comportamentos contraproducentes.
- Devem ser ainda capazes de conhecer os diversos softwares disponíveis no mercado implementar o BSC.
- Devem ainda ser capazes de construir uma folha de cálculo que permita apoiar a construção do BSC ou do Tableau de Board.
Programa
1 – Avaliação da performance e sistemas de controlo.
2 – Sistemas integrados de avaliação da performance.
3 – O Tableau de Board e sua implementação
3.1. Conceitos fundamentais.
3.2. Selecionar os eixos de progresso.
3.3. Determinar os pontos de intervenção.
3.4. Selecionar os objetivos e indicadores.
3.5. Estruturar o TB.
4 – O Balanced Scorecard e sua implementação.
4.1. Conceitos básicos
4.2. Preparação do processo de implementação
4.3. A construção do mapa da estratégia.
4.4. Definição de indicadores.
4.5. Definição de metas.
4.6. Identificação, alinhamento e selecção de iniciativas.
4.7. A primeira reunião de controlo.
4.8. A organização focada na estratégia.
4.9. Construção de folha de cálculo para implementar o BSC.
5 – Incentivos baseados em instrumentos de controlo.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Anthony, RE, Govindarajan, V, Hartmann, FGH, Kraus, K and Nilsson, G (2014) Management Control Systems, European Edition, McGraw-Hill.
Fernandez, A. (2008) Les nouveaux tableaux de board des managers, Editions d’Organization.
Fernandez, A. (2005) L’essentiel du tableau de board, Editions d’Organization.
Kaplan, RS e Norton, DP (1996) A Estratégia em Acção, Editora Campus.
Kaplan, RS e Norton, DP (2001) Organização Orientada para a Estratégia, Editora Campus.
Kaplan, RS e Norton, DP (2004) Mapas estratégicos, Editora Campus.
Kaplan, RS e Norton, DP (2006) Alinhamento, Editora Campus.
Kaplan, RS e Norton, DP (2008) A Execução Premium, Editora Campus.
Kenneth A. Merchant, Wim A e Van der Sted (2017) Management Control Systems, Performance Measurement, Evalution and Incentive,
4th edition, Pearsib Education Limited
Merchant, KA e Stede WAV (2007) Management Control Systems, Ed. Prentice Hall.
Neves, JC (2011) Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da Empresa, Texto Editores.
Simons, R (1999) Performance Measurement & Control Systems for Implementing Strategy, Ed. Prentice Hall.