Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de programação procedimental.
Métodos de Ensino
A carga letiva semanal é a seguinte:
– 2 horas teóricas utilizadas para apresentação de novos conceitos e abordagem de metodologias para a integração de dados. Todos os conceitos explicitados, são complementados com a apresentação de exemplos simples;
– 2 horas práticas em que os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos na resolução de problemas concretos.
A avaliação divide-se em 2 componentes:
- Teórica (70%): Os alunos podem optar por realizar a avaliação teórica de forma contínua, através da realização de dois testes aos longo do semestre ou realizar apenas um exame no final do semestre
- Prática (30%) Os alunos têm de realizar um trabalhos prático ao longo do semestre.
Os alunos para obterem aprovação à unidade curricular têm de obter um mínimo de 35% em ambas as componentes de avaliação (teórica e prática).
Resultados de Aprendizagem
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram capacidades que permitam analisar e resolver problemas de integração de dados em diferentes níveis numa organização. A disciplina aborda diferentes tipos e estratégias de integração de dados e permite a exploração e uso de diferentes tecnologias e ferramentas de integração de dados.
Competências
Conhecimento e compreensão:
• Explicar as principais razões para integrar dados
• Identificar os principais tipos de integração de dados
• Identificar e explicar as tecnologias e estratégias de integração de dados
• Explicar as etapas envolvidas no processo de integração de dados.
Aplicação de conhecimento
• Aquisição e compreensão dos conceitos essenciais à integração de dados e de sistemas.
• Aquisição e aplicação de conhecimentos sobre a comunicação entre componentes e aplicações, construídas com linguagens diferentes e/ou que corram em sistemas heterogéneos.
• Capacidade de usar linguagens de marcação para questionar fontes de dados heterogéneas.
• Capacidade para conceber, implementar, integrar e manter aplicações distribuídas e sistemas constituídos por fontes heterogéneas.
Justificação na tomada de decisões
• Capacidade de efetuar escolhas fundamentais ao nível das tecnologias de integração.
Realização de julgamentos
• Avaliação crítica de soluções de integração de sistemas.
Comunicação
Elaborar documentação clara no âmbito do desenvolvimento dos trabalhos práticos, identificando e justificando as principais decisões tomadas.
Autonomia e auto-aprendizagem
• Capacidade de realização de trabalho autónomo e em grupo.
• Desenvolvimento e autonomia na aprendizagem.
Fomentar a capacidade de equacionar problemas novos colocados ao nível da integração de sistemas bem como na concretização de soluções que suportem essa mesma integração
Programa
1. Introdução
1.1 Motivação e enquadramento
1.2 Definição de Integração de Dados
1.3 Dificuldades da Integração de Dados
1.4 Arquitecturas de Integração de Dados
2. Extracção de dados
2.1 Extracção de dados da Web
2.2 Extracção de dados a partir de texto
2.3 Expressões Regulares
2.4 Algoritmos de String matching
3. Formatos para armazenamento e integração de dados
3.1 JSON
3.2 XML
4. Modelos de dados JSON
4.1 Características
4.2 Vantagens/Desvantagens
4.3 Exemplos
5. Modelos de dados XML
5.1 Linguagem XML
5.2 Validação de documentos XML
5.3 Linguagens de interrogação e modificação: XPath, XSLT, XQuery,
6. Técnicas de Integração de dados
6.1 Mapeamento de Esquemas
6.2 Mediadores e wrappers
6.3 Processamento de queries
6.4 Correspondência de Strings
7. Integração baseada em serviços
7.1 Web services
7.2 Simple Object Access Protocol (SOAP)
7.3 Web Services Description Language (WSDL)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Doan, A. H., Halevy, A., & Ives, Z. G. (2012). Principles of data integration. Waltham, MA: Morgan Kaufmann
Cota biblioteca do ISEC: 1A-13-49 (ISEC) – 16815
Martins, V. (2006). Integração de Sistemas de Informação – Perspectivas, Normas e Abordagens. Lisboa: Edições Silabo.
Cota biblioteca do ISEC: 1A-13-42 (ISEC) – 16048
Newcomer, E. (2006). Understanding Web Services. Boston, MA: Independent Technology Guides.
Cota da biblioteca do ISEC: 1A-12-165 (ISEC) – 16107
Linthicum, D. S. (2003). Next Generation Application Integration: From Simple Information to Web Services. Boston, MA: Addison-Wesley
Cota da biblioteca do ISEC: 1A-13-37 (ISEC) – 15975