Interação com o Doente em Imagem Médica e Radioterapia

Conhecimentos de Base Recomendados

 

Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia

Métodos de Ensino

Método expositivo com apelo à análise e reflexão crítica sobre os conteúdos acordados em interacção na sala de aula consolidando a reflexão crítica sobre as atuações decorrentes do processo da tomada de decisão.
-Avaliação contínua: Intervenções pertinentes nas análises introduzidas nas aulas como resposta aos problemas contextualizados, provenientes do quotidiano (10% do total da avaliação).
-Avaliação sumativa: Prova de resposta longa/ensaio (Frequência) sobre os temas referidos nos conteúdos programáticos (50%) + Trabalho escrito (40%)

Resultados de Aprendizagem

4.4.4. Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Conhecimentos:
•Aprofundados de comunicação em saúde incluindo a comunicação de risco
•Aprofundar conhecimentos de Psico-Oncologia
•Distinguir, deontologicamente, as características pessoais dos parceiros de comunicação
•Priorizar a Deontologia sobre a práxis quotidiana.
Aptidões:
•Comunicar em contexto de risco
•Identificar e gerir as emoções em oncologia
•Controlar, na especificidade da sua conduta profissional, a condição emocional dos intervenientes do processo laboral.
•Promover melhor conduta profissional pessoal.
Competências:
•Aplicar as aptidões de comunicação em saúde nos diferentes contextos de IMR
•Ser assertivo com a equipa e com os utentes
•Lidar adequadamente com o doente oncológico ao longo das diferentes fases
•Saber gerir as emoções, em contexto oncológico, e prevenir o burnout
•Autorregular reações comportamentais em situações laborais
•Comunicação do risco e de medidas de Proteção Radiológica e Segurança.
•Preservar a Dignidade Humana

Programa

• Competências de comunicação em saúde em vários contextos clínicos
• Comunicação de riscos e benefícios da radiação
• A importância da psico-oncologia em Imagem Médica e Radioterapia
• Ética e Deontologia aplicada a cenários clínicos diários
• Fundamentação Ética do Sistema de Proteção contra a Radiação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

“Virtue Rediscovered: Deontology, Consequentialism, and Virtue Ethics in the Contemporary Moral Landscape”.
Nathan Wood. Lexington Books. 2019.
“Ethical Foundations of the System of Radiological Protection”. ICRP Publication 138. Disponível em
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29457463/.
“Radiologic deontology in daily practice”.Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2244046/.
“Principles of Biomedical Ethics”. Beauchamp, T., & Childress, J.. Oxford Uni. 2012.
WHO, Comunicação dos riscos da radiação em imagiologia pediátrica, Informação para apoiar os debates sobre os
benefícios e os riscos nos cuidados de saúde, https://www.who.int/publications/i/item/978924151034
Breitbart, W & Alici, Y. Psycho-oncology. Harvard review of psychiatry. 2009
Grilo, A. M. (2012). Relevância da assertividade na comunicação profissional de saúde-paciente. Psicologia, Saúde
& Doenças, 13, 283-297.
Schiavo, R. (2013). Health communication: From theory to practice (Vol. 217). John Wiley & Sons.