Conhecimentos de Base Recomendados
n. d.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
- Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
- Método experimental: método ativo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento de projeto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e refletivo.
Resultados de Aprendizagem
- Identificar a importância da interface com o utilizador;
- Identificar as principais características do ser humano que influenciam o desenvolvimento de interfaces;
- Compreender o conceito de desenho de interação centrado no utilizador;
- Conhecer e aplicar os princípios de usabilidade;
- Conhecer e aplicar os princípios de desenho universal/acessibilidade;
- Identificar e aplicar padrões de desenho de interação;
- Conhecer e utilizar técnicas de prototipagem;
- Conhecer e utilizar técnicas de avaliação de interfaces;
- Analisar e especificar requisitos dos utilizadores a nível interação;
- Conceber, implementar e avaliar interfaces.
Programa
- Introdução
- Conceitos base
- UI vs UX
- Áreas do conhecimento que influencia a IU
- Importância da interação com o utilizador
- História e evolução da IU
- Ser humano (utilizador) vs. Computador
- Conceitos base
- Model/Human Processor
- Canais de I/O : A visão, a audição, o tato, o movimento
- Memória
- Processamento
- O computador
- Dispositivos de entrada e saída
- Modelação de utilizadores e análise de tarefas
- Conceitos base
- A framework PACT (People, Activities, Contexts, Technologies)
- O que é necessário saber sobre os utilizadores
- O processo de modelação de utilizadores
- Criação de Personas
- Modelos mentais
- O processo de análise de tarefas
- As perguntas chave
- Modelação e análise de cenários
- Desenho de IU centrado no utilizador e usabilidade
- Princípios de desenho de IU centrado no utilizador
- Usabilidade
- Boas práticas
- Métodos de avaliação de usabilidade
- Padrões de desenho de IU
- Conceitos base
- Exemplos de padrões de desenho de IU
- Prototipagem
- Conceitos base
- Os diversos tipos de protótipos de IU
- Acessibilidade
- Desenho universal
- Acessibilidade de páginas web
- Avaliação automática e manual de páginas web (WCAG 2.1)
- Acessibilidade de aplicações standalone
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
Avaliação Periódica
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
- - Exame - 40.0%
- - Exame - 60.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fonseca, M. J., Campos, P., Gonçalves, D. (2017). Introdução ao design de interfaces (3ª edição). FCA.
Benyon, D. (2018). Designing Interactive Systems: A Comprehensive Guide to HCI, UX & Interaction Design. Pearson.
Sharp, H., Rogers, Y., Preece, J. (2019). Interaction design: beyond human-computer interaction (5th edition). Wiley.
Outros livros, artigos e/ou páginas web que se mostrarem relevantes no decorrer do ano letivo.