Interação com o Utilizador

Conhecimentos de Base Recomendados

n. d. 

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

  • Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
  • Método experimental: método ativo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento de projeto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e refletivo.

Resultados de Aprendizagem

  • Identificar a importância da interface com o utilizador;
  • Identificar as principais características do ser humano que influenciam o desenvolvimento de interfaces;
  • Compreender o conceito de desenho de interação centrado no utilizador;
  • Conhecer e aplicar os princípios de usabilidade;
  • Conhecer e aplicar os princípios de desenho universal/acessibilidade;
  • Identificar e aplicar padrões de desenho de interação;
  • Conhecer e utilizar técnicas de prototipagem;
  • Conhecer e utilizar técnicas de avaliação de interfaces;
  • Analisar e especificar requisitos dos utilizadores a nível interação;
  • Conceber, implementar e avaliar interfaces.

Programa

  • Introdução
    • Conceitos base
    • UI vs UX
    • Áreas do conhecimento que influencia a IU
    • Importância da interação com o utilizador
    • História e evolução da IU
  • Ser humano (utilizador) vs. Computador 
    • Conceitos base
    • Model/Human Processor
      • Canais de I/O : A visão, a audição, o tato, o movimento
      • Memória
      • Processamento 
    • O computador
      • Dispositivos de entrada e saída
  • Modelação de utilizadores e análise de tarefas
    • Conceitos base
    • framework PACT (People, Activities, Contexts, Technologies)
    • O que é necessário saber sobre os utilizadores
    • O processo de modelação de utilizadores
    • Criação de Personas
    • Modelos mentais
    • O processo de análise de tarefas
      • As perguntas chave 
    • Modelação e análise de cenários
  • Desenho de IU centrado no utilizador e usabilidade
    • Princípios de desenho de IU centrado no utilizador 
    • Usabilidade
      • Boas práticas
      • Métodos de avaliação de usabilidade
  • Padrões de desenho de IU
    • Conceitos base
    • Exemplos de padrões de desenho de IU
  • Prototipagem
    • Conceitos base
    • Os diversos tipos de protótipos de IU
  • Acessibilidade
    • Desenho universal
    • Acessibilidade de páginas web
    • Avaliação automática e manual de páginas web (WCAG 2.1)
    • Acessibilidade de aplicações standalone

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
  • - Exame - 40.0%
Avaliação final
  • - Exame - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fonseca, M. J., Campos, P., Gonçalves, D. (2017). Introdução ao design de interfaces (3ª edição). FCA.

Benyon, D. (2018). Designing Interactive Systems: A Comprehensive Guide to HCI, UX & Interaction Design. Pearson.

Sharp, H., Rogers, Y., Preece, J. (2019). Interaction design: beyond human-computer interaction (5th edition). Wiley.

Outros livros, artigos e/ou páginas web que se mostrarem relevantes no decorrer do ano letivo.