Interação Pessoa-Máquina

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Utiliza-se o vídeo projetor, recorre-se ao quadro e pesquisam-se assuntos na web. Cada assunto estudado é concretizado com exemplos atuais. É feita uma constante verificação do acompanhamento da matéria apresentada, por meio de perguntas, diálogos e discussões de grande interatividade. Existe uma elevada carga de trabalhos práticos de forma a aumentar o grau de participação dos alunos, incentivando-os à participação na construção de conhecimento.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância e Aplicar o conhecimento do Sistema Humano de Perceção, do Sistema Cognitivo e do Sistema Motor para conceber sistemas adequados às necessidades dos utilizadores. Compreender, ApIicar e AnaIisar ModeIos Mentais e Conceptuais e definir as suas características mais importantes para o sucesso da uma interação. ExpIicar e compreender a utiIidade das Metáforas numa interface. Definir os Modos e EstiIos de Interação. Conhecer, ApIicar e AnaIisar princípios do bom Desenho da Interacção e do Desenho Gráfico. Compreender e ApIicar AnáIise de Tarefas e de UtiIizadores num sistema interativo. Conhecer, ApIicar e Testar regras de AvaIiação Heurística, AvaIiação Preditiva e Métodos Empíricos, na avaIiação de sistemas interativos. Descrever e apresentar o protótipo de um sistema interativo, sendo capaz de expIicar de forma convincente as opções tomadas. Apresentar e expIicar os projectos desenvoIvidos. Acompanhar e entender a evoIução dos mecanismos de interação.

Programa

I. Conceitos introdutórios

II. Fatores Humanos

III. Psicologia das Coisas

IV. Modelos de Interação

V. Desenho da interação

VI. Projeto

VII. Usabilidade e Acessibilidade

VIII. Avaliação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Recomendada:

Johnson, J. (2020). Designing with the Mind in Mind: Simple Guide to Understanding User Interface Design Guidelines 3rd Edition. . Cambridge, MA: Elsevier/Morgan Kaufmann. ISBN: 978-0128182024. (Cota 1A-9-177)

 

Sharp, H., Rogers, Y. & Preece, J. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. United Kingdom: John Wiley & Sons Ltd. ISBN: 978-1119020752 (Cota 1A-12-76)

 

Shneiderman, B., Plaisant, C., Cohen, M., Jacobs, S., Elmqvist, N. & Diakopoulos, N. (2016). Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Boston: Pearson/Addison. ISBN: 0-321-26978-0 (Cota 1A-12-115)

 

Dumas, J. & Redish, J. (1999). A practical guide to usability testing. United Kingdom: Exeter, Intellect Books. ISBN: 9781841500201 (Cota 1A-12-74)

 

Krug, S.  & Black, R. (2014). Don’t make me think. A Common Sense Approach to Web Usability. Berkeley, CA: New Riders. ISBN: 978-0321965516 (Cota 1A-12-73)

 

Bibliografia Complementar: 

Dix, A., Finlay, J., Abowd, G. & Beale, R. (2003). Human-Computer Interaction. England: Prentice-Hall Europe.  ISBN: 978-0130461094 (Cota 1ª-12-76)

 

Moggridge, B. (2007). Designing Interactions. Cambridge, MA: The MIT Press. ISBN: 978-0-262-13474-3 (Cota 1A-12-77)

 

Norman, D. (2013). The Design of Everyday Things. New York: Basic Books. ISBN: 978-465-06710-7 (Cota 1A-12-78)

 

Tullis, T. & Albert, W. (2013). Measuring the User Experience: Collecting, Analyzing, and Presenting Usability Metrics. Cambridge, MA: Elsevier/Morgan Kaufmann. ISBN: 978-0124157811 (Cota 1A-12-118)

 

Raskin, J. (2000). The Humane interface: new directions for designing interactive systems. Boston: Addison-Wesley. ISBN: 978-0201379372 (Cota 1A-12-19)

 

 Holtzblatt, K. & Beyer, H. (2016). Contextual Design, Second Edition: Design for Life (Interactive Technologies). Cambridge, MA: Elsevier/Morgan Kaufmann. ISBN: 978-0128008942

 

Bouck, E. (2016). Assistive Technology. Berkeley, CA: Sage Publications Inc. ISBN: 978-1483374437

 

Clerc, M., Bougrain, L. & Lotte, F. (2016). Brain-Computer Interfaces 1: Methods and Perspectives (Cognitive Science). United Kingdom: John Wiley & Sons Ltd. ISBN: 978-1483374437

 

Doush, I. (2010). Software Assistive Technologies for the Blind and Visually Impaired: Guidelines for Building Accessible and Usable Interfaces, a Review of Assistive Technologies and Accessibility Problems. Saarbrücken: VDM Verlag Dr. Müller. ISBN: 978-3639280326