Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1 – Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
2 – Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução de problemas e o desenvolvimento de projecto, em dinâmica de grupo e trabalho individual e reflectivo.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os alunos de conhecimentos sobre as principais preocupações que deverão estar sempre presentes aquando do desenvolvimento de aplicações informáticas que tenham uma interface com o utilizador. No final do semestre os alunos deverão ser capazes de desenvolver e avaliar interfaces com o utilizador.
Programa
O ser humano (utilizador); Modelação de utilizadores; Análise de tarefas; O computador; Interacção homem/máquina; Design centrado no utilizador; Estilos de interacção; Prototipagem; Usabilidade; Avaliação de usabilidade; Acessibilidade; Avaliação de acessibilidade
Métodos de Avaliação
- - trabalho prático individual - 50.0%
- - prova escrita individual - 50.0%
- - prova escrita individual - 25.0%
- - trabalho prático individual - 75.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Don’t Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability – 3rd edition; Steve Krug; New Riders; 2014.
Human Computer Interaction – 3rd edition; Alan Dix et al.; Prentice Hall; 2004.
Usability Engineering; Jakob Nielsen; Academic Press;1993.
Interaction Design: Beyond Human-computer Interaction – 3rd edition; Helen Sharp, Yvonne Rogers, Jenny Preece; Wiley; 2011.
Introdução ao Design de Interfaces – 3ª edição; Manuel J. Fonseca / Pedro Campos / Daniel Gonçalves; FCA; 2017
Pro HTML5 Accessibility; Joshue O Connor; Apress; 2012.