Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Utiliza-se o vídeo projector, recorre-se ao quadro e pesquisam-se assuntos na web. Cada assunto estudado é concretizado com exemplos actuais. É feita uma constante verificação do acompanhamento da matéria apresentada, por meio de perguntas, diálogos e discussões de grande interactividade. Existe uma elevada carga de trabalhos práticos de forma a aumentar o grau de participação dos alunos, incentivando-os à participação na construção de conhecimento.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a importância e Aplicar o conhecimento do Sistema Humano de Perceção, do Sistema Cognitivo e do Sistema Motor para conceber sistemas adequados às necessidades dos utilizadores. Compreender, ApIicar e AnaIisar ModeIos Mentais e Conceptuais e definir as suas características mais importantes para o sucesso da uma interação.
ExpIicar e compreender a utiIidade das Metáforas numa interface. Definir os Modos e EstiIos de Interação. Conhecer, ApIicar e AnaIisar princípios do bom Desenho da Interacção e do Desenho Gráfico.
Compreender e ApIicar AnáIise de Tarefas e de UtiIizadores num sistema interativo. Conhecer, ApIicar e Testar regras de AvaIiação Heurística, AvaIiação Preditiva e Métodos Empíricos, na avaIiação de sistemas interativos. Descrever e apresentar o protótipo de um sistema interativo, sendo capaz de expIicar de forma convincente as opções tomadas. Apresentar e expIicar os projectos desenvoIvidos. Acompanhar e entender a evoIução dos mecanismos de interação.
Programa
I Conceitos introdutórios
II. Factores Humanos
III. Psicologia das Coisas
IV. Modelos de Interação
V. Desenho da interação
VI. Projeto
VII. Usabilidade e Acessibilidade
VIII. Avaliação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO