Métodos de Ensino
O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo e apresentação
de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim
como a eventuais passagens de videos, diaporamas e documentários, como complemento da informação
nos temas em questão; A organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é
também de considerar.
A elaboração de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e
discussão da turma, constitui parte da prática da UC, obrigando o aluno a estruturar e aplicar os
conhecimentos adquiridos em situações com a respectiva aplicabilidade.
Teste escrito com questões de escolha múltipla, resposta orientada e alguns desenvolvimentos e uma
eventual prova prática e prova oral, em caso de necessidade.
O regime de avaliação da UC é de acordo com o Capítulo IV do Regulamento de Avaliação do
Aproveitamento dos Estudantes.
Resultados de Aprendizagem
1- Entender o conceito e a importância da Agricultura Biológica (AB)em Portugal, na Europa e no mundo
2- Distinguir as diferentes correntes de Agricultura Sustentável (AS) e conhecer as diferenças inerentes a
cada uma delas.
3- Manter e preservar os ecossistemas existentes e promover a manutenção do equilíbrio do sistema de
agricultura preconizado.
4- Possuir conhecimentos relevantes de tecnologia agrícola relativas à fertilização, mobilização do terreno
e compostagem
5- Possuir conhecimentos relevantes de tecnologia agrícola relativas à protecção das culturas, em
Produção Biológica (PB).
6- Conhecer as normas legislativas relativas à pecuária em PB e as tecnologias específicas de diferentes
espécies assim como terapias preventivas e curativas aconselhadas em PB.
Programa
Conceito de AB, a sua importância, normas e legislação existente;
Noções de Agricultura Tradicional, Convencional, Sustentável (Biodinâmca, Orgânica, Natural, Biológica,
Ecológica e Permacultura) e Produção Integrada;
Conceito de ecossistema e vantagem na preservação de espécies vegetais e animais para a sua
preservação As vantagens ambientais na implementação da existência de charcos/lagos e na manutenção
de sebes As “barreiras de árvores e arbustos” e “maciços florais” ao longo de linhas de água e nas zonas
limítrofes da propriedade agrícola e seu papel relevante na manutenção do sistema agro-florestal e de
planície,
Conhecimentos holísticos, tecnológicos e científicos quanto à mobilização do solo, fertilização e
manutenção do solo;
A tecnologia de elaboração, evolução e manutenção da compostagem;
O controlo de pragas, doenças e espontâneas, numa perspectiva preventiva e curativa
Noções da legislação e tecnologias específicas de pecuária, segundo as normas da PB
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Avaliação 1 - 30.0%
- - Avaliação 3 - 30.0%
- - Avaliação 2 - 40.0%
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Estágio(s)
NAO
Bibliografia
MORENO, J.L. (1996). La materia orgánica en los agrosistemas. Ministério de Agricultura Pesca y Alimentation & Ediciones Mundi-Prensa, Madrid, 174 p.
CONFEDERAÇÃO AGRICULTORES DE PORTUGAL Recomendações de bem-estar animal / Confederação dos Agricultores de Portugal. Lisboa: CAP: DGV, 2006
FRASER A. F. Farm animal behaviour and welfare / A. F. Fraser. 3th ed. London: Baillière Tindall, 1990.
FERREIRA, J.C. et al (1998). Manual de agricultura biológico- Fertilização e protecção das plantas para uma agricultura sustentável. AGROBIO, Lisboa, 431 p.
SOLTNER, D. (1989). Les bases de la production végetale. Collection Sciences et Tecchiques Agricoles, 17ª edicion, Angers, 468 p.
LAMPKIN, N. (1990). Organic Farming. Farming Press Books, Ipswich, 701 p.
GUET, G. (1993). Agriculture biologique méditerranéenne – Guide pratique à usage profissionel. Graphot, Saint-Paul-Châteaux, 520 p.
Manipulations et interventions sur le bétail. Bovins Ovins et caprins. Tome 1e 2. INRA. Ed Foucher.1987.