Introdução à Audiologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

METODOLOGIAS DE ENSINO:

Aulas expositivas, trabalhos de grupo, possíveis visitas de estudo a laboratórios de Audiologia, entrevistas e testemunhos a profissionais da área.

Resultados de Aprendizagem

O estudante deverá adquirir um conjunto de saberes relacionados com a sua opção académica na vertente da Audiologia.

Obterá conhecimento do trajeto histórico da Audiologia como ciência e como profissão.

Deverá saber os marcos históricos da evolução da sua profissão, quer nacional, quer internacionalmente. Deverá ainda conhecer a carreira em que está inserido enquanto profissional da Administração Pública, assim como os seus conteúdos funcionais, quer ao nível da Audiologia, quer das restantes profissões em que se insere.

Através da capacidade de análise e espírito crítico, deverá adquirir um saber que o adeque nas suas atitudes quer ao nível técnico-científico, quer ao nível da humanização enquanto futuro profissional de saúde. Deverá também revelar conhecimentos sobre a organização e regulamentos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.

Programa

3 Horas: Apresentação, marcação de avaliação da unidade curricular, conteúdos da unidade curricular.

3 Horas: História das Escolas de Tecnologia da Saúde, em particular da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC);

Organização da ESTeSC: Estatutos, Orgãos de Gestão e Científicos, Departamentos.

Regulamento e Calendário Académico.

3 Horas: História do Curso de Audiologia em Portugal e em particular na ESTeSC; História da Audiologia: Audiologia em Portugal e a Audiologia pelo Mundo.

6 Horas: Conceitos de Audiologia: Definição de Audição/Hipoacúsia; Impacto da Deficiência Auditiva congénita e adquirida; Definição de Equilíbrio/Vertigem. Outras disciplinas associadas à Audiologia.  A Comunidade Surda;

Áreas de atuação da Audiologia: Prevenção; Avaliação/Diagnóstico; Reabilitação; Aconselhamento nas diferentes faixas etárias (crianças, jovens, jovens adultos e idosos);

Apps desenvolvidas que podem ser aplicadas na área da Audiologia;

3 Horas: Exames de diagnóstico em Audiologia

6 Horas: Profissão de Audiologista: Legislação; Associações; Sindicatos.

3 Horas: Ética Profissional.

1,5 horas: Visita aos Laboratórios de Audiologia

9 horas: Visitas de Estudo – Os audiologistas nas suas diferentes áreas de intervenção: Hospital, clinica privada, centro auditivo e investigação

4,5 horas: Testemunhos e entrevistas a Audiologistas e profissionais da área de intervenção do Audiologista

3 horas: Esclarecimento de Dúvidas e Frequência final de avaliação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRIMÁRIA:

– Gelfand, Stanley A. – Essentials of audiology. Third edition. New York ; Stuttgart : Thieme, cop. 2009. XI, [1], 582 p.. ISBN 978-1-60406-044-7

– Katz, Jack – Handbook of Clinical Audiology – 7th edition. Philadelphia: Wolters Kluwer Health, 2015  ISBN 978-1-4511-9163-9

– Musiek, Frank E.;  Baran, Jane A. – The Auditory System: Anatomy, Physiology, and Clinical Correlates; 2nd edition, San Diego, ISBN 9781944883003

 

SECUNDÁRIA:

– Diversa bibliografia referida e cedida pela docente no decorrer das aulas.

– Legislação referida e cedida pela docente no decorrer das aulas.