Introdução à Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debates
Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Avaliação periódica:
a) 2 (duas) provas escritas individuais, com um peso de 40 %.cada na classificação final.
b) 1 (um) Trabalho de grupo – Estudo exploratório sobre um tema do programa; com um peso de 20% na classificação final.
c) assiduidade em 65% das aulas totais
2. Avaliação por exame, compreendendo:
a) Prova escrita individual com peso de 100% na classificação final

Resultados de Aprendizagem

Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência;
Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores;
Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias;
Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa;
Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar;
Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia, o ambiente e as formas de poder e controlo existentes;
Analisar as principais teorias sobre a motivação;
Analisar os diversos estudos sobre a liderança;
Descrever o processo de comunicação.

Programa

1 – As organizações e a gestão
1.1. O estudo das organizações: Conceito e âmbito de organização
1.2. O indivíduo e as organizações: A Gestão e os gestores
1.3. A evolução da Gestão; As teorias da administração
2. Organização e processo
3. A estrutura das organizações
4. Coordenação e controlo
5. A Empresa enquanto organização : as funções empresariais
5.1. Conceito de empresa
5.2. Objectivos da empresa
5.3. Recursos e capacidades da empresa
5.4. A empresa e o meio envolvente
5.5. Classificação de empresas
5.6. Aspectos estruturantes da empresa
6. Análise, formulação, Planeamento e Gestão estratégica.
7. Os aspectos comportamentais da gestão e a organização do trabalho: A Motivação, a Liderança e a Comunicação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliacao periodica
  • - Trabalho de grupo - 20.0%
  • - 2 frequencia escrita - 40.0%
  • - 1 frequencia escrita - 40.0%
avalicao final por exame
  • - exame escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Teixeira, Sebastião , (2013), Gestão das organizações, McGraw-Hill, 3ª ed.

Costa, T. (2013). Gestão Contemporânea – Princípios, Tendências e Desafios. Edições Sílabo. Lisboa.

Ferreira, H., Marques, H., Caetano, J., Rasquilha, L., & Rodrigues, M. , Fundamentos de marketing, (2012). Edições Sílabo, 2ª edição

Reis, F. & Silva, M. J. (2012). Princípios de Gestão. 1ª edição. Edições Sílabo. Lisboa.

Carvalho, J. (2012). Gestão de empresas – princípios fundamentais. 2ª edição. Edições Sílabo. Lisboa.

Carvalho, Luísa; Bernardo, Maria Rosário.; Sousa, Ivo.; Negas, Mário (2014) “Gestão das Organizações: Uma abordagem Integrada e Prospetiva” Edições Sílabo

Ebert, R. J. & Griffin, R. W. (2013). Business Essentials, 9th edition. Prentice-Hall.

Firmino, M. (2010). Gestão das Organizações: Conceitos e tendências actuais, 4ª Edição. Lisboa: Escolar Editora

Ferreira, Manuel; Reis, Nuno; Santos, João; Marques, Tânia (2010), Gestão Empresarial, Lidel – edições técnicas, Lda.