Introdução à Gestão

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
– Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo,
Debates;
– Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
– Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de
Projecto, Estudo de Casos.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação periódica: 1Trabalho realizado e discutido em grupo com ponderação de 30% e duas provas escritas com ponderação de 35% cada.
2) Avaliação final por exame escrito: Prova escrita individual com ponderação de 100% na nota final.

Resultados de Aprendizagem

Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência; Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores.
Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias.
Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa.
Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar. Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia, o ambiente e as formas de poder e controlo existentes.
Analisar as principais teorias sobre a motivação.
Analisar os diversos estudos sobre a liderança. Descrever o processo de comunicação.

Programa

1. As organizações e a gestão
2. O estudo das organizações
3. O indivíduo e as organizações
4. Tipos e modelos de organização
5. Organização e processo
6. A estrutura das organizações
7. Aspectos estruturantes da empresa
8. Coordenação e controlo
9. Análise, formulação, Planeamento e Gestão estratégica.
10. A Motivação, a Liderança e a Comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

António, N. 2006, Estratégia Organizacional – do Posicionamento ao Movimento, 2ª edição, Edições Sílabo.
Câmara, P. B., (1997). Organização e Desenvolvimento de Empresas. Lisboa, Portugal: Publicações D. Quixote. Cardoso, Luís – Gestão Estratégica das Organizações – Ao Encontro do 3º Milénio, Lisboa, Editorial Verbo,
1995.
Chiavenato, Idalberto (1993), Introdução à Teoria da Administração, McGraw-Hill, 4ª edição.
Donnelly, J.H. Gibson, J.L. Ivancevich, J.M. (2000), Administração – Princípios de Gestão Empresarial, McGrawHill, Lisboa.
Meneses, H. Caldeira, Princípios de Gestão Financeira, Ed. Presença, 6ª edIção.
Sousa, António de (1996), Introdução à Gestão – Uma Abordagem Sistémica, Editorial Verbo, Lisboa. Teixeira, S. (2005), Gestão das Organizações, 2ª. Edição, McGraw-Hill, Lisboa.