Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debates Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos; Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos: 1. Avaliação periodica: a) 2 provas escritas individuais, com um peso de 35 %.cada na classificação final. b) 1 Trabalho de grupo – ESTUDO exploratório sobre um tema do programa ; com um peso de 30% na classificação final. c) assiduidade em 65% das aulas totais 2. Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual com peso de 100%
Resultados de Aprendizagem
Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência; Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores; Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias; Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa; Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar; Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia, o ambiente e as formas de poder e controlo existentes; Analisar as principais teorias sobre a motivação; Analisar os diversos estudos sobre a liderança Descrever o processo de comunicação
Programa
1 – As organizações e a gestão 1.1. O estudo das organizações: Conceito e âmbito de organização . 1.2. O indivíduo e as organizações: A Gestão e os gestores 1.3. A evolução da Gestão; as teorias da administração 1.4. Tipos e modelos de organização 1.5. As funçoes da gestão: Planeamento, Organização, Liderança, Controlo 2. Organização e processo 3. A estrutura das organizações 4. Coordenação e controlo 5. A Empresa enquanto organização 5.1. Conceito de empresa 5.2. Objectivos da empresa 5.3. Recursos e capacidades da empresa 5.4. A empresa e o meio envolvente 5.5. Classificação de empresas 5.6. Aspectos estruturantes da empresa 6. Análise, formulação, Planeamento e Gestão estratégica. 7. A Motivação, a Liderança e a Comunicação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 70.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chiavenato, Idalberto (1993), Introdução à Teoria da Administração, McGraw-Hill, 4ª edição.
Câmara, P. B., (1997). Organização e Desenvolvimento de Empresas. Lisboa, Portugal: Publicações D. Quixote.
Donnelly, J.H. Gibson, J.L. Ivancevich, J.M. (2000), Administração – Princípios de Gestão Empresarial, McGraw-Hill, Lisboa.
FERREIRA, M.; SANTOS, J.; REIS, N. e MARQUES, T. (2010); “Gestão Empresarial”; Lidel – edições técnicas, Lda.
LISBOA, J. e vários (2007); “Introdução à gestão de organizações”; 2ª Ed, Vida Económica
MASIERO, G. (2007); “Administração de empresas: teoria e funções com exercícios e casos”; 1ª Edição, Editora Saraiva; Brasil
PINTO, C. e vários (2006); “Fundamentos de Gestão”; 1ª Edição, Editorial Presença, Barcarena
TEIXEIRA, S. (1998): “Gestão das Organizações”; McGraw-Hill; Amadora