Introdução à Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debates Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos; Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos: 1. Avaliação periodica: a) 2 provas escritas individuais, com um peso de 35 %.cada na classificação final. b) 1 Trabalho de grupo – ESTUDO exploratório sobre um tema do programa ; com um peso de 30% na classificação final. c) assiduidade em 65% das aulas totais 2. Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual com peso de 100%

Resultados de Aprendizagem

Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência; Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores; Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias; Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa; Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar; Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia, o ambiente e as formas de poder e controlo existentes; Analisar as principais teorias sobre a motivação; Analisar os diversos estudos sobre a liderança Descrever o processo de comunicação

Programa

1 – As organizações e a gestão 1.1. O estudo das organizações: Conceito e âmbito de organização . 1.2. O indivíduo e as organizações: A Gestão e os gestores 1.3. A evolução da Gestão; as teorias da administração 1.4. Tipos e modelos de organização 1.5. As funçoes da gestão: Planeamento, Organização, Liderança, Controlo 2. Organização e processo 3. A estrutura das organizações 4. Coordenação e controlo 5. A Empresa enquanto organização 5.1. Conceito de empresa 5.2. Objectivos da empresa 5.3. Recursos e capacidades da empresa 5.4. A empresa e o meio envolvente 5.5. Classificação de empresas 5.6. Aspectos estruturantes da empresa 6. Análise, formulação, Planeamento e Gestão estratégica. 7. A Motivação, a Liderança e a Comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliacao periodica
  • - Frequência - 70.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
avalicao final por exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Chiavenato, Idalberto (1993), Introdução à Teoria da Administração, McGraw-Hill, 4ª edição.

Câmara, P. B., (1997). Organização e Desenvolvimento de Empresas. Lisboa, Portugal: Publicações D. Quixote.

Donnelly, J.H. Gibson, J.L. Ivancevich, J.M. (2000), Administração – Princípios de Gestão Empresarial, McGraw-Hill, Lisboa.

FERREIRA, M.; SANTOS, J.; REIS, N. e MARQUES, T. (2010); “Gestão Empresarial”; Lidel – edições técnicas, Lda.

LISBOA, J. e vários (2007); “Introdução à gestão de organizações”; 2ª Ed, Vida Económica

MASIERO, G. (2007); “Administração de empresas: teoria e funções com exercícios e casos”; 1ª Edição, Editora Saraiva; Brasil

PINTO, C. e vários (2006); “Fundamentos de Gestão”; 1ª Edição, Editorial Presença, Barcarena

TEIXEIRA, S. (1998): “Gestão das Organizações”; McGraw-Hill; Amadora