Resultados de Aprendizagem
Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão, permitindo-lhes adquirir
uma visão global do funcionamento das organizações em geral e das empresas em
particular. Em concreto, procuraremos contextualizar as organizações e a sua missão,
abordando numa primeira fase as funções clássicas do gestor
– planear, organizar, liderar e motivar e controlar. Numa segunda etape,
procuraremos desenvolver algumas áreas de trabalho nucleares em que se organiza a
actividade da empresa – a inovação e o marketing, integrando-as com o pensamento
estratégico e a visão global do negócio.
Programa
I. A organização: objectivos e finalidades
II. As funções do gestor e da gestão: Planear, organizar, motivar e liderar, controlar
A – Planear
B – Organizar
C – Motivar e Liderar
D – Controlar: natureza, etapes, sistemas, tipos e métodos de controlo
III. Funções empresariais: inovação e marketing
A – Inovação
B – Marketing
IV. A integração final: a função estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Donnely, James, James Gibson e John Ivancevich (2000), Administração – Princípios de
gestão empresarial, McGraw-Hill, 10ª ed.
Ferreira, Manuel, João Santos, Nuno Reis e Tânia Marques (2010), Gestão Empresarial,
Lidel, 2ª ed.
Robbins, S. e David DeCenzo (2005), Fundamentals of Management – Essential
concepts and applications, Prentice Hall, 5th ed.
Stoner, J., E. Freeman and D. Gilbert Jr (1995), Management, Prentice-Hall, 6ª ed.
Teixeira, Sebastião (2005), Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2ª ed.