Introdução à Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

Nesta UC não são requeridos conhecimentos de base.

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Metodologias Verbais (dizer) / Metodologias Intuitivas (mostrar), Exposição, Explicação, Diálogo. A Metodologia Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos.
2. Metodologias Ativas (fazer), Estudo de Casos. Metodologia Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos.
3. Metodologias Colaborativas, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar um entendimento elementar do contexto, atividades e ferramentas da gestão organizacional. Procura igualmente sensibilizar os estudantes para a necessidade de aprenderem a gerir a ambiguidade e complexidade inerente às atividades de gestão. Ao longo desta unidade curricular os alunos terão oportunidade de explorar aspetos relevantes da teoria e prática da gestão contemporânea, aprofundando alguns temas abordando tendências recentes nesta área. Deverão ainda compreender os limites e contributos das várias áreas científicas para o corpo de conhecimento da gestão, distinguindo o corpo teórico das práticas de gestão. Os alunos deverão ser capazes de fazer uma abordagem à gestão enquanto campo de estudo, expondo os alunos às principais linhas de investigação. Finalmente, visa desenvolver um conjunto inicial de conhecimentos, competências e atitudes indispensáveis ao exercício de cargos de gestão e que serão aprofundadas e desenvolvidas noutras unidades curriculares do ciclo de estudos.

No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
– Conhecer a teoria e prática da gestão contemporânea na ótica das funções de planeamento, organização, liderança e controlo; – Identificar os principais desafios e tendências atuais da gestão;
– Analisar criticamente a literatura científica do campo e identificar áreas onde possam vir a desenvolver investigação.
– Reconhecer os princípios fundamentais e a evolução do pensamento da gestão.
– Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência.
– Aplicar os conceitos básicos da gestão, com principal incidência nas áreas funcionais mais relevantes das organizações.
– Analisar as áreas principais áreas funcionais das organizações, como gestão de recursos humanos, produtiva, financeira, qualidade, contabilidade.
– Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores.
– Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias
– Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa.
– Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar.
– Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia, o ambiente e as formas de poder e controlo existentes.
– Analisar os principais contributos das teorias sobre a motivação para a gestão .
– Analisar os diversos estudos sobre a liderança e refletir sobre a sua importância no contexto organizacional.
– Descrever o processo de comunicação no seio de uma organização .
– Aplicar as práticas fundamentais da gestão, adaptando-as ao contexto e necessidades específicas da organização.
– Utilizar modelos e ferramentas de gestão para auxiliar a tomada de decisões.

Programa

1 – As organizações e a gestão.
1.1. O estudo das organizações: Conceito, âmbito e objetivos da organização.
1.2. O indivíduo e as organizações: A Gestão e os gestores.

2. Os desafios da gestão.
2.1. A evolução das teorias da administração.
Principais contributos das Teorias Organizacionais, das Teorias comportamentais, a Abordagem quantitativa, a Abordagem sistémica. a Abordagem contingencial.

3. As funções da gestão.
3.1. O Planeamento.
3.2. A Organização.
3.3. A Direção/Liderança.
3.4. O Controlo.

4. O Processo de Organização – A departamentalização.
4.1. A Estrutura das Organizações.
4.2. Determinantes de uma estrutura organizacional.
4.3. Tipologia das estruturas organizacionais.
4.4. Tipos e modelos de organização.
4.5. A Coordenação e controlo.

5. A Empresa enquanto organização.
5.1. Conceito de empresa.
5.2. Objetivos da empresa.
5.3. Recursos e capacidades da empresa.
5.4. A empresa e o meio envolvente.
5.5. Classificação de empresas.
5.6. Aspetos estruturantes da empresa.

6. Análise, formulação, Planeamento e Gestão estratégica.

7. A Motivação, a Liderança e a Comunicação.
7.1. Aspetos comportamentais da gestão – a motivação e a liderança.
7.2. A comunicação formal e informal.
7.3 As redes de comunicação.

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliacao periodica
  • - Trabalho de grupo - 20.0%
  • - 1 frequencia escrita - 40.0%
  • - 2 frequencia escrita - 40.0%
avalicao final por exame
  • - exame escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, J. (2012). Gestão de empresas – princípios fundamentais. (2ª edição). Edições Sílabo.

Carvalho, L., Bernardo, M., Sousa, I., & Negas, M. (2014). Gestão das Organizações: Uma abordagem Integrada e Prospetiva. Edições Sílabo.

Chiavenato, I. (2003). Introdução à Teoria Geral da Administração. Campus – Editora Afiliada.

Cohen, W. (2017). Peter Drucker: Melhores práticas. Grupo Autêntica.

Costa, T. (2018). Gestão contemporânea. Princípios, tendências e desafios (2ª ed.). Edições Sílabo.

Ebert, R. & Griffin, R. (2017). Business Essencials (11ed.). Pearson.

Ferreira, M., Reis, N., Santos, J., & Marques, T. (2010). Gestão Empresarial. Lidel – edições técnicas, Lda.

Firmino, M. (2010). Gestão das Organizações: Conceitos e tendências actuais. (4ª Edição). Escolar Editora.

Hampton, D. R. (1992). Administração – Processos Administrativos (3ª ed.). McGraw-Hill.

Jones, G. & George, J. (2011). Contemporary Management. (7th Editions). McGraw-Hill.

Kreitner, R. (2009). Management. (11th Edition). Cengage Learning, International Ed.

Kreitner, R., & Cassidy, C. (2013). Principles of Management (12th ed.). Cengage Learning, International Ed.

Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., & Almeida, F. (2011). Introdução à gestão de organizações (3ª ed.). Vida Económica.

Pinto, C., Rodrigues, J., Rodrigues, R., Moreira, M., & Melo, L. (2018). Fundamentos de Gestão (6ª ed.). Editorial Presença.

Reis, F., & Silva, M. (2014). Princípios de gestão. (2ª Ed.) Edições Sílabo.

Robbins, S. & Coulter, M. (2011). Management. (11th Editions). Prentice Hall.

Schermerhorn, J. (2012) Exploring Management. (3rd Editions). John Wiley.

Sotomayor, A. M., Rodrigues, J., & Duarte, M. (2018). Exercícios de gestão das organizações (2ª ed.). Rei dos Livros.

Sottomayor, A. , Rodrigues, J., & Duarte, M. (2014). Princípios de Gestão das Organizações. ( 2ª Ed.). Rei dos Livros.

Sousa, A. (1999). Introdução à Gestão. Verbo.

Teixeira, S. (2014). Gestão das organizações. (3ªed. ), McGraw-Hill.