Conhecimentos de Base Recomendados
Não se consideram necessários conhecimentos de base.
Métodos de Ensino
A Unidade Curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, de frequência facultativa, onde as exposições teóricas serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos, questões e temas exemplificativas da vida real oriundos da aplicação da gestão na vida das organizações. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos e serão incentivados os alunos, individualmente ou em grupo, a realizar pequenos trabalhos de investigação / consolidação de conhecimentos durante as aulas.
Resultados de Aprendizagem
a) Objetivos
Como objetivo global, esta unidade curricular procura dotar os alunos com os conhecimentos necessários à preparação do desenvolvimento do seu trabalho na área da gestão nos diferentes tipos de organizações,
proporcionada através de uma visão global e integrada dos conceitos-chave de gestão centrando a sua atenção não só nos recursos mas também nas competências, nos processos e nos relacionamentos. Para esse efeito, esta unidade curricular, tem como objetivos específicos proporcionar aos alunos:
1. o domínio dos conceitos fundamentais da gestão das organizações que permitem adquirir uma visão global do funcionamento das organizações e da importância da gestão para o seu sucesso. Estes conceitos permitirão aos alunos compreender o papel das Organizações, da Gestão e dos Gestores e identificar as principais teorias explicativas da evolução do pensamento em Gestão.
2. o domínio dos conhecimentos inerentes ao enquadramento de uma organização no contexto em que opera e dos desafios que as organizações enfrentam atualmente.
3. o domínio basilar sobre as diversas funções do gestor – planear, organizar, liderar e motivar e controlar.
4. o domínio bailar sobre as algumas funções organizacionais mais relevantes, entorno das quais se organiza a atividade da entidade – Inovação, Marketing e Recursos Humanos. A função financeira será abordada de forma transversal ao planeamento e controlo.
4. a integração dos conhecimentos anteriores com o pensamento estratégico e global do negócio.
b) Competências a adquirir:
Esta unidade curricular oferece aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas aptidões de gestão mercado de trabalho, no qual deverão adotar uma atitude ativa dirigida para o cliente e para o mercado. Donde, com os conteúdos programáticos desta unidade curricular, espera-se desenvolver as seguintes competências a desenvolver nos alunos:
1. Compreender o que é a gestão, qual o papel dos gestores (em termos de funções e aptidões) e como a atuação de uma organização influência e é influênciada pelo seu meio envolvente.
2. Compreender o processo de gestão, nomeadamente, a forma de implementação das funções de gestão
3. Compreender a importância do marketing, das pessoas, da inovação e das finanças para o sucesso empresarial
4. Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia para alcançar os objetivos pretendidos.
Adicionalmente, estimula-se também o trabalho em equipa utilizando metodologias que envolvam os alunos ativamente no processo de aprendizagem.
c) Compatibilidade dos objetivos de aprendizagem com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
c1) Coerência entre os conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:
– Os 1.º e 2.º objetivos enunciados são abordado no capítulo I dos conteúdos programáticos pretendendo-se que o aluno possa explicar o conceito de organização; a caracterização das empresas do ponto de vista jurídico, sectorial, estrutura de capitais, entre outros aspectos; as características inerentes à correta definição objectivos; os principais recursos e capacidades da organização; as implicações decorrentes da organização interagir com o seu meio envolvente, bem como os principais factores de competitividade e indicadores de análise de desempenho relativamente aos quais as organizações devem prestar especial atenção. Desta forma, o 1ª competência será adquirida.
– O estudo das funções do gestor e da gestão (capítulo II dos conteúdos programáticos) tem por objetivo conferir, aos estudantes competências básicas de implementação do processo de gestão , que de forma geral se centra no planeamento, organização, direção e controlo de um processo. Desta forma será alcançada a 2ª competência enunciada tendo em consideração o 3.º objetivo desta unidade curricular.
– No capítulo III são introduzidos os aspectos essenciais à compreensão das áreas mais relevantes da gestão de uma organização (inovação, marketing, recursos humanos e finanças). A análise e compreensão destas funções organizacionais é determinante para o desenvolvimento de competências de um futuro gestor, pelo que o referido capítulo visa dar resposta ao 4.º objetivo desta unidade curricular e permitir o alcançe da 3.ª competência indicada.
– O capítulo IV justifica-se para que os estudantes possam dar corpo ao objetivo enunciado no ponto 4, uma vez que tendo por base a compreensão do ambiente dos negócios, das funções do gestor e das funções organizacionais, é necessário definir uma estratégia que permita ter uma atitude pro-ativa para responder às constantes mudanças exige uma elevada capacidade de adaptação, obrigando a organização a desenhar a configuração mais adequada da sua estrutura, processos e relações, de forma a garantir a manutenção da sua vantagem competitiva. O estudo e aplicação dos conhecimentos de estratégia organizacional permitem satisfazer o 5.º objetivo desta unidade curricular e alcançar a 4.ª competência indicada.
c1) Coerência entre as metodologias de ensino e os objetivos da unidade curricular:
O método expositivo-participativo permite a apresentação dos conceitos teóricos dos diferentes capítulos que compõem o programa, assim como a contextualização de exemplos e casos reais. O Método de resolução e discussão de casos, resolução de exercícios, trabalho em grupo permite a aplicação do conhecimento teórico.
Programa
Capítulo I – A Gestão, os Gestores e as Organizações
I.1 Introdução à gestão
I.1.1 O que é a gestão
I.1.2 Os gestores e suas funções, papéis e competências
I.1.3 As empresas: Objetivos, recursos e funções empresariais
I.1.4 A empresa como sistema aberto: o contexto externo
I.1.5 Os resultados e a avaliação da performance das empresas
I.2 A globalização e internacionalização de empresas
I.2.1 A globalização
I.2.2 Porquê internacionalizar
I.3. A importância da responsabilidade social e sustentabilidade na atuação das organizações
I.4 Evolução do Pensamento em Gestão
I.4.1. Da administração à gestão atual: A evolução do pensamento administrativo – Os primórdios da gestão
I.4.2. As teorias organizacionais
I.4.2.1. Teorias Clássicas da Gestão
I.4.2.1.1 Taylor e a Teoria da Gestão Científica
I.4.2.1..2. Henri Fayol e a Teoria da Gestão Administrativa
I.4.2.1.3. Elton Mayo e a Teoria das Relações Humanas
I.4.2.1.4. Max Weber e a Teoria Burocrática
I.4.2.2 Abordagens Contemporâneas
I.4.2.2.1. Abordagem Sistémica
I.4.2.2.2. Abordagem Contingencial
I.4.2.2.3. Outras abordagens
Capítulo II – As Funções do Gestor e da Gestão: Planear, Organizar, Dirigir e Controlar
II.1. Função Planear
II.1.1 O Planeamento: uma visão geral
II.1.1.1 O planeamento e os seus níveis básicos
II.1.1.2 A importância dos objetivos no processo de planeamento
II.1.1.2.1 Visão, missão e objetivos
II.1.1.2.2 Definição de objetivos: tipologia e formulação
II.1.1.2.3 A gestão por objetivos
II.1.1.3 Tipos de planos
II.1.1.4 Preparação de um orçamento suportado no modelo Custo-Volume-Resultado (CVR)
II.1.2 Fundamentos para a tomada de decisão
II.1.2.1 O processo de tomada de decisão
II.1.2.2 Como se define um problema
II.1.2.3 O modelo racional
II.1.2.4 Ajustamentos ao modelo
II.1.2.5 Estilos de tomada de decisão
II.2. Função Organizar
II.2.1. Funções da estrutura organizacional
II.2.2. Dimensões estruturais
II.2.3. Determinantes chave da escolha da estrutura organizacional
II.2.4. Formatos estruturais
II.2.5. Desenvolvimentos recentes
II.2.6. Aplicações: Construção do organigrama
II.3. Função Dirigir (Motivar, Liderar e Comunicar)
II.3.1 A Motivação
II.3.1.1 As principais visões sobre a motivação
II.3.1.2 Visões contemporâneas sobre a motivação
II.3.1.2.1 As teorias das necessidades: Maslow e Herzberg
II.3.1.2.2 Teoria da Expectativa
II.3.1.2.3 Teoria da Equidade
II.3.1.2.4 Teoria de Reforço
II.3.2 A Liderança
II.3.2.1 Conceito de Liderança
II.3.2.2 Liderança versus gestão
II.3.2.3 Teorias de Liderança
II.3.2.3.1 Abordagens tradicionais
II.3.2.3.2 Abordagens recentes
II.3.3 A Comunicação
II.4. Função Controlar
II.4.1 Conceito de controlo
II.4.2 A importância do controlo
II.4.3 Os sistemas de controlo
II.4.4 Tipos e métodos de controlo
II.4.5 Controlo da estrutura financeira
II.4.6 Controlo da performance económica
Capítulo III – Funções Empresariais: Inovação, Marketing e Recursos Humanos
III.1 Inovação
III.1.1 Conceitos fundamentais relativos à inovação
III.1.2 Inovar: como, quem e porquê?
III.1.3 A inovação como um processo linear e como processo interativo
III.1.4 As formas de inovar: do fazer ao comprar
III.2 Marketing
III.2.1 Orientação para o mercado e a oferta de valor
III.2.2 Ação de Marketing
III.3 Gestão de Recursos Humanos
III.3.1 A Gestão de Pessoas nas organizações
III.3.1.1 O processo da Gestão de Pessoas: uma visão tradicional
III.3.1.2 Objetivos e políticas em Gestão de Pessoas
III.3.2 As atividades da Gestão de Pessoas
Capítulo IV – A Integração Final: Função Estratégica
IV.1. O conceito de “Estratégia”: sua origem
IV.2. O processo da gestão estratégica
IV.2.1 As 5 tarefas da estratégia
IV.2.2 Níveis de estratégia corporate, unidade estratégica de negócio (SBU) e funcional
IV.3. A análise estratégica
IV.3.1 Análise interna: “recursos e capacidades” e “cadeia de valor”
IV.3.2 Análise externa
IV.3.2.1 Nível Macro: análise PESTAL (Política, Económica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal)
IV.3.2.2 Nível Micro: as “5 forças da concorrência” de Porter
IV.4. A escolha da estratégia
IV.4.1 A Matriz Produto-Mercado de Ansoff
IV.4.2 As estratégias genéricas de Porter
IV.5. Implementação da estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
- Mendes, Lara (2023), Manual Teórico de Apoio às Aulas de Introdução à Gestão das Organizações, NONIO IPC: InforEstudante, documento disponibilizado pela docente
- Mendes, Lara (2023), Caderno de Exercícios de Princípios de Gestão, NONIO IPC: InforEstudante, documento disponibilizado pela docente
- Robbins, Stephen P.; Coulter, Mary A. (2021), Management, 15th ed., Pearson Education. [Biblioteca ISCAC: 658 ROB (ISCAC) – 017530]
- Robbins, S. P. & Coulter, M., De Cenzo, D.A. (2020), Fundamentals of Management, 11th ed. – Global Edition, Pearson. [Biblioteca ISCAC, versão PT, 2004: 658 ROB (ISCAC) – 014123; 658 ROB (ISCAC) – 014383; 658 ROB (ISCAC) – 014406])
- Donnelly, Jr. James H..; Gibson, James L.; Ivancevich, John M. (2000), Administração – Princípios de Gestão Empresarial, 10ª Edição, McGraw-Hill de Portugal Lda. [Biblioteca ISCAC: 658 DON (ISCAC) – 011338; 658 DON (ISCAC) – 011339]
Bibliografia Complementar:
- Mendes, Lara (2023), Coletânea de Textos de Gestão, NONIO IPC: InforEstudante, documento disponibilizado pela docente com a compilação de textos de vários autores.
- Boddy, David (2020), Management: Using Practice and Theory To Develop Skill, 8th ed., Pearson. ISBN: 9781292271811
- Carvalho, José Eduardo (2019), Gestão de Empresas – Princípios Fundamentais: O futuro da gestão é a gestão do futuro, 5ª Ed., Edições Sílabo. ISBN: 9789726189930
- Costa, Teresa (2021), Gestão Contemporânea: princípios, avanços, tendências e desafios, 3ª edição, Edições Sílabo. ISBN: 978-989-561-176-8
- Ferreira, Manuel Portugal; Reis, Nuno; Santos, João Carvalho; Marques, Tânia (2011), Gestão Empresarial, 3.ª Ed., Lidel – edições técnicas, Lda. ISBN: 9789727578306 [Biblioteca ISCAC: 658 GES (ISCAC) – 014391; 658 GES (ISCAC) – 014393]
- Maçães, Manuel (2018), Manual de Gestão Moderna – Teoria e prática, 2ª edição, Actual Editora. ISBN: 9789896942984 [Biblioteca ISCAC: 658 MAC (ISCAC) – 016722; 658 MAC (ISCAC) – 016994; 658 MAC (ISCAC) – 017310; 658 MAC (ISCAC) – 017311]
- Silva, Gabriel; Silva, José Trovão (2020), Estratégia: o poder da gestão estratégica para identificar, explorar e resolver problemas, Atual Editora. ISBN: 9789896944759 [Biblioteca ISCAC: 65.016 SIL (ISCAC) – 016850; 65.016 SIL (ISCAC) – 017466; 65.016 SIL (ISCAC) – 017467; 65.016 SIL (ISCAC) – 017468]
- Sousa, António de (1999), Introdução à gestão de empresas: uma abordagem sistémica, Verbo. ISBN: 9789722213028 [Biblioteca ISCAC: 658 SOU (ISCAC) – 7759/00; 658 SOU (ISCAC) – 9090/01]
- Stoner, James; Freeman, R. Edward e Gilbert Jr, Daniel R. (1995), Management, 6ª Ed. Prentice-Hall, ISBN: 0-13-149444-9 [Biblioteca ISCAC: 658 STO (ISCAC) – 1365/97; 658 STO (ISCAC) – 2702/98] [Biblioteca ISCAC, versão PT, 1995: 658 STO D (ISCAC) – 1639/97; 658 STO D (ISCAC) – 1640/97; 658 STO D (ISCAC) – 1641/97]
- Teixeira, Sebastião Leite (2013), Gestão das organizações, 3ª ed., Escolar Editora, ISBN 9789725924075 [Biblioteca ISCAC: 658 TEI (ISCAC) – 014723; 658 TEI (ISCAC) – 014875; 658 TEI (ISCAC) – 014876]