Introdução à Gestão de Empresas

Conhecimentos de Base Recomendados

Nada a assinalar, porque se trata de uma disciplina de introdução à gestão e é do primeiro ano.

 

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.

O objetivo destes trabalhos é triplo:
i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;
ii) familiarização do corpo discente com a resolução de Casos Práticos;
iii) potenciar as relações com outras disciplinas.

Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados meios audiovisuais diversos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:
1.Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão que permitam adquirir uma visão
global do funcionamento das empresas e da importância da gestão para o sucesso.

2. Pretende-se ainda apresentar ao aluno as funções de gestão com que o gestor lida – Planeamento, Organização, Motivação, Liderança e Controlo.

3.Pretende-se também apresentar ao aluno algumas funções empresariais críticas de qualquer empresa –
Inovação, Marketing, Operações, Recursos Humanos e Finanças.

4.Finalmente querem-se integrar os conhecimentos através do pensamento estratégico.

Competências a desenvolver pelos alunos:
1.Compreender o processo de gestão e as suas funções;

2.Compreender a importância da inovação, operações, marketing e finanças para o sucesso empresarial;

3.Compreender o papel central das pessoas nas organizações;

4.Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia que define o caminho a seguir.

Programa

Capítulo 1: Introdução

1.1  As Organizações e a Gestão

1.2  Definição de Gestão

1.3  Níveis de Gestão

1.4  Funções dos Gestores

1.5  Aptidões e Capacidades dos Gestores

1.6  Meio Envolvente das Organizações

1.7  Gestão e Cultura Organizacional

Capítulo 2: Teorias de Gestão

2.1 Teorias Clássicas

2.1.1 F. Taylor e os Princípios da Gestão Científica 

2.1.2 H. Fayol e a Teoria Geral da Administração

2.1.3 E. Mayo e a Escola das Relações Humanas

2.1.4 M. Weber e a Teoria da Burocracia

2.2 Abordagens Contemporâneas

2.2.1 Abordagem Quantitativa

2.2.2 Abordagem Comportamental

2.2.3 Abordagem Sistémica

2.2.4 Abordagem Contingencial

2.3 Novas Abordagens

2.3.1 Aprendizagem Organizacional

2.3.2 Gestão por Objetivos

2.3.3 Gestão da Qualidade Total

2.3.4 A Organização como uma Cadeia de Valor

Capítulo 3: Funções de Gestão

 3.1 Planeamento

3.1.1 Estratégia e Planeamento

3.1.2 Evolução do Planeamento Estratégico

3.1.3 Níveis e Tipos de Planeamento

3.1.4 Missão, Visão e Objetivos

3.1.5 Tomada de Decisão

3.1.6 Tipos de Decisões

3.1.7 O Processo de Tomada de Decisão

3.1.8 Modelo Racional da Tomada de Decisão

3.1.9 Tomada de Decisão em Grupo

3.2 Organização

3.2.1 Determinantes da Estrutura Organizacional

3.2.2 Funções, Departamentalização e Diferenciação

3.2.3 Tipos de Departamentalização

3.2.4 Responsabilidade, Autoridade e Delegação

3.2.5 Autoridade de Linha, de Staff e Funcional

3.2.6 Centralização versus Descentralização

3.2.7 Estruturas Organizacionais

3.2.7.1 Estrutura Funcional

3.2.7.2 Estrutura Divisional

3.2.7.3 Estrutura Matricial

3.2.7.4 Estrutura em Rede

3.2.8 Organização Informal versus Formal

3.2.9 As Fontes de Poder

 3.3 Motivação

3.3.1 Conceito

3.3.2 A. Maslow e a Teoria da Hierarquia das Necessidades

3.3.3 D. McGregor e a Teoria X e Y

3.3.4 F. Herzberg e a Teoria dos Dois Fatores

3.3.5 D. McClelland e a Teorias das Três Necessidades

3.3.6 Teoria da Equidade

3.3.7 Teoria das Expetativas

 3.4 Liderança

3.4.1 Conceito

3.4.2 Teorias dos Traços de Liderança

3.4.3 Abordagem Comportamental

3.4.4 Abordagem Contingencial

3.4.5 Modelo de F. Fiedler

3.4.6 Modelo de P. Hersey e K. Blanchard

3.4.7 Liderança Transacional e Liderança Transformacional

3.5 Controlo

3.5.1 A Importância e o Processo de Controlo

3.5.2 Níveis de Controlo

3.5.3 Tipos de Controlo

3.5.4 Métodos Tradicionais de Controlo

3.5.4.1 Demonstrações Financeiras

3.5.4.2 Método dos Rácios

3.5.4.3 Orçamentos e Previsões

3.5.4.4 O Processo de Controlo Orçamental

3.5.4.5 Análise do Ponto Crítico de Vendas

3.5.5 Novas Tendências de Controlo

3.5.5.1 EVA

3.5.5.2 ABC

3.5.5.3 MVA

Capítulo 4: Funções Empresariais

4.1 Inovação

4.1.1 Inovação, Invenção e I&D

4.1.2 Tipos de Inovação

4.1.3 Aspetos Ambientais da Inovação

4.1.4 Aspetos Organizacionais da Inovação

4.1.5 Inovação e Gestão

4.2 Marketing

4.2.1 Conceito

4.2.2 O Processo de Marketing

4.2.3 Evolução do Conceito de Marketing

4.2.4 Funções de Marketing

4.2.5 Comportamento do Consumidor

4.2.6 Segmentação, Alvo e Posicionamento

4.2.7 Marketing-Mix

4.3 Operações

4.3.1 A Organização como um Sistema de Valor

4.3.2 Produtividade

4.3.3 Planeamento do Sistema de Operações

4.3.4 Controlo de Operações

4.4 Recursos Humanos

4.4.1 Planeamento dos Recursos Humanos

4.4.2 Recrutamento, Seleção e Integração

4.4.3 Formação e Desenvolvimento

4.4.4 Avaliação de Desempenho

4.4.5 Compensação, Incentivos e Benefícios

4.5 Finanças

4.5.1 O papel da Contabilidade e da Informação Contabilística

4.5.2 Funções do Gestor Financeiro

4.5.3 A Gestão Financeira nas Organizações

4.5.4 Demonstrações Financeiras

4.5.5 Decisões de Investimento

4.5.6 Decisões de Financiamento

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fundamental:

Maçães, M. (2018). Manual de Gestão Moderna (2nd ed.). Actual. Coimbra.

 

Complementar:

Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações (3nd ed.). Escolar Editora. Lisboa.

Needle, D. e Burns, J. (2019). Business in Context (7nd ed.). Cengage Learning. Boston.

 

Outra Bibliografia:

Bateman, T. e Konopaske, R. (2021). Management (14nd ed.). Mc-Graw Hill. NY.

 

Boddy, D. (2020). Management – Using Practice and Theory to Develop Skill (8nd ed.). Pearson. London.

 

Certo, S. e Certo, S. (2019). Modern Management Concepts and Skills (15nd ed.). Pearson. London.

 

Costa, T. (2021). Gestão Contemporânea (3nd ed.). Edições Sílabo. Lisboa.

 

Cunha, M., Rego, A. e Cardoso, C. (2019). Teoria das Organizações e da Gestão. Edições Sílabo. Lisboa

 

Ebert, R. J. & Griffin, R. W. (2020). Business Essentials (12nd ed.). Pearson. London.

 

Griffin, Ricky W. (2022). Fundamentals of Management (10nd ed.). Cengage Learning. Boston.

 

Kinicki, A. e Soignet, D. (2022). Management – A Practical Introduction (10nd ed.). Mc-Graw Hill. NY.

 

Jones Gareth R., & George, Jennifer M. (2019). Essentials of Contemporary Management (8nd ed.). McGraw-Hill Education. NY.

 

Reis, F. (2020). Manual de Gestão das Organizações (2nd ed.). Edições Sílabo. Lisboa.

 

Robbins, S. e Coulter, M. (2021). Management (15nd ed.). Pearson. London.

 

Samson, D., Donnet, T. e Daft, R. (2021). Management (7nd ed.). Cengage Learning. Boston.

 

Sobral, F. & Peci, A. (2008). Administração, Teoria e Prática no Contexto Brasileiro (2nd ed.). Pearson. São Paulo.

 

Sotomayor, A., Rodrigues, J. e Duarte, M. (2021). Princípios de Gestão das Organizações (4nd ed.). Rei dos Livros. Lisboa.