Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
1. Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão que permitam adquirir uma visão global
do funcionamento das empresas e da importância da gestão para o sucesso.
2. Pretende-se também apresentar ao aluno algumas funções empresariais críticas qualquer empresa – Inovação e
Recursos Humanos.
3. Finalmente querem-se integrar os conhecimentos através do pensamento estratégico.
Competências a desenvolver pelos alunos:
1. Compreender o processo de gestão
2. Compreender a importância da inovação para o sucesso empresarial.
3. Compreender o papel central das pessoas nas organizações.
4. Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia que define o caminho a seguir.
Programa
1. A Gestão e os gestores
2. Funções dos gestores:
a. Planear
b. Organizar
c. Liderar e motivar
d. Controlar
3. Funções empresariais
a. Inovação
b. Marketing
c. Recursos Humanos.
4. Integração: Estratégia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalho, JE (2011) “Gestão de Empresas – Princípios Fundamentais”, Ed. Sílabo.
Ferreira, MF, Santos, JC, Reis N e Marques, T (2010) “Gestão Empresarial”, ED. Lidel.
Donnely, James, Gibson, James e Ivancevich, John (2000) “Administração – Princípios de Gestão Empresarial”,
McGraw-Hill, 10ª ed.
Teixeira, Sebastião (2005) “Gestão das organizações”, McGraw-Hill, 2ª ed.
Robbins, S. e Decenzo, D. (2004) “Fundamentos de Administração – conceitos essenciais e aplicações”, Pearson
Edition, 4ª Ed.
Chiavenato, I. (1995) Administração de empresas – Uma abordagem contingêncial, Makron Books, 3ª Ed.
Hampton, David (1988) “Management”, McGraw-Hill, 3ª Ed.
Sousa, A. (1988) “Introdução à gestão de empresas”, Verbo
Stoner, J., Freeman, E. e Gilbert Jr, D. (1995) “Management”, Prentice-Hall, 6ª Ed.
Weinrich (1994) “Global management”, McGraw-Hill, 3ª Ed.