Introdução à Imagem Médica e Radioterapia

Métodos de Ensino

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos. Nelas se utiliza uma metodologia
expositiva-activa, fazendo apelo à participação activa dos alunos no processo de ensino aprendizagem, sendo a
avaliação contínua e escrita.
Na vertente prática do ensino privilegia-se, a observação e interacção em espaços de prestação de cuidados,
privilegiando-se a avaliação observacional e a realização de um portefólio individual.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
•Características fundamentais da Profissão como Profissional de Saúde
•A abordagem histórica do Ensino e da profissão/exercício
•Desenvolver um conhecimento profundo dos contextos onde atua com vista a formação de um Profissional
competente, ativo, consciente e responsável
•Conhecer a orgânica das Instituições de saúde
O aluno deve adquirir aptidões de:
•Reflecção sobre natureza da profissão, suas características e contextos de atuação;
•Identificação com a sua futura profissão assumindo a sua história e cultura, tornando-o um agente de
desenvolvimento da sua própria profissão.

O aluno deve adquirir competências de:
•Definir a sua profissão e orgânica de funcionamento dos Serviços onde atua
•Contribuir para o desenvolvimento da profissão, iniciar e implementar processos de gestão e inovação de
qualidade dentro de um contexto multidisciplinar e colaborativo
•Contribuir para a avaliação, melhoria e manutenção da qualidade da prática profissional

Programa

Os precursores das três áreas profissionais Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia: abordagem histórica;
O Sistema Nacional de Saúde
Hospital como organismo específico
Serviços (as diferentes especialidades) e sua articulação com os Serviços de Imagem Médica e Radioterapia;
Workflow hospitalar
Serviços de Imagem Médica e Radioterapia: especificidades, organização, fluxos de trabalho (doente
/profissionais);
O Profissional nos diferentes contextos de trabalho: nacional e internacional;
Visitas de estudo em contexto de trabalho a serviços públicos e privados de referência.
Planeamento Organização e Gestão de Serviços de Imagem Médica e Radioterapia.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Associação dos Técnicos de Radiologia Radioterapia e Medicina Nuclear (Editor). ATARP. A formação em
Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear face à implementação do Processo de Bolonha em Portugal, 2004
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Rego, G; Nunes, R. – Prioridades na Saúde. Lisboa, Edições McGraw-Hill, 2002
Simão, J.V.; Costa, A.A. O ensino superior Politécnico em Portugal. Porto, Conselho Coordenador dos Institutos
Superiores Politécnicos Ed. 2000.
Simão, J.V.; Santos, S.M.; Costa, A.A. Ensino superior: uma visão para a próxima década. 2.ed, Lisboa, Gradiva,
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International Atomic Energy Agency, Vienna, 2006, Nuclear Medicine Resources Manual