Introdução à Investigação em Música

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto de investigação, monitorizado pelo docente face à sua fundamentação e objetivo final.

 

Avaliação contínua e participação:

a) Apresentação oral (20%) – os discentes devem preparar duas apresentações orais (20 minutos), baseadas em textos previamente propostos pelo docente;

b) Participação (20%) – participação na discussão e comentário de temáticas propostas; em seminários e visitas de estudo programadas a bibliotecas e arquivos;

c) Projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 alunos (40%) – c. 30 p. (excepto notas e bibliografia). Apresentação do projeto de investigação (20%);

Entrega de versão definitiva uma semana após as apresentações. 

A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

1- Desenvolver uma base teórico-prática para identificar e melhorar os mecanismos de conceção, organização e produção do trabalho científico nos seus domínios.

2- Propiciar o conhecimento de fontes, metodologias e regras essenciais em que deve assentar a Investigação em Música, tendo também em conta alguns preceitos aplicáveis do ordenamento jurídico português e outros decorrentes da integração comunitária desde 1986, incluindo os que respeitam aos direitos autorais.

3- Proporcionar uma base fundamental e estruturante de interação entre os vários domínios da Música, assim como com a generalidade de outros saberes da licenciatura, sendo indispensável à adequada formação no ensino superior

Programa

– O conhecimento científico como produto sócio-institucional e histórico.

– Lógica global do processo de investigação científica: a) produção de conhecimentos científicos; b) pressupostos teórico-metodológicos e desenho da investigação quantitativo e qualitativo; c) estratégias de pesquisa; d) metodologias de investigação e de intervenção social; e) pluralidade e convergência inter-paradigmática: a triangulação teórica e metodológica.

– Fontes: documentos escritos e documentos não escritos. Os actos escritos: a génese dos documentos, o teor diplomático e os processos de validação.

– Abordagem científica e a abordagem jornalística: uma comparação.

– Uso de fontes na sala de aula: leitura, análise, interpretação e transcrição documental.

– Investigação científica e o rigor das autorias. Ética e investigação.

– Tipologia da investigação: histórica, comparada, experimental, por observação, estudo de caso e investigação-ação.

– Concepção, produção e apresentação de um projeto/pesquisa

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Apresentação oral - 20.0%
  • - Projeto de investigação (40%) + Apresentação do Projeto (20%) - 60.0%
  • - Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bartleet, B. & Higgins, L. (Ed.) (2018). The oxford handbook of community music. Oxford University Press.

Bell, J. (2004). Como realizar um projecto de investigação (3ª ed.). Gradiva.

Chamberlain, K. (2000). Methodolatry and qualitative health research. Journal of Health Psychology, 5(3), 285–296.

Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas – Teoria e prática. Almedina.

Correia, J. S. & Dalagna, G. (2020). A model for artistic research. UA Editora.

Ghiglione, R. & Matalon, B. (2005). O inquérito: Teoria e prática. Celta Editora.

Welch, G. F. & Folkestad, G., (2002) (Eds.) A world of music education research. University of Gothenburg.