Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
É usada uma estratégia de aprendizagem apoiada na experimentação da matéria exposta na aula teórica, através do desenvolvimento de módulos de software:
a) Na componente teórica será feita a exposição oral da matéria, utilizando o quadro e projeções em Power-Point;
b) Na componente prática-laboratorial os alunos desenvolverão programas de aplicação da componente teórica, dando especial ênfase às fases da análise do problema e do desenvolvimento da solução (utilizando um compilador de linguagem C).
É necessário o estudo individual do aluno fora das aulas (para um melhor acompanhamento das aulas).
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Pretende-se ensinar aos alunos como desenvolver um programa de forma estruturada, dando bastante importância à especificação do mesmo assim como ao desenvolvimento do algoritmo.
Seguidamente ensinam-se os conceitos básicos da linguagem C, os quais possibilitam a implementação de programas simples.
Na disciplina de Programação serão ensinados mais alguns conceitos de programação em C.
Competências a Desenvolver:
– Identificar e compreender as diferentes fases normalmente usadas na construção de programas modulares.
– Conhecer os diferentes tipos, operadores e expressões da linguagem C.
– Conhecer os diferentes mecanismos de controlo e selecionar o mais adequado para implementar um “bocado” específico do programa.
– Compreender e saber utilizar as funções de entrada e saída de dados standard da linguagem C.
– Explicar as vantagens da utilização de tabelas e saber identificar as situações em que as mesmas se tornam necessárias.
– Compreender o tipo String e saber utilizá-las, bem como às funções que as manipulam na linguagem C.
– Desenvolver aplicações simples em linguagem C tendo sempre em mente a especificação do problema, a análise, o algoritmo e a implementação de problemas simples (em modo consola).
– Os conceitos apreendidos nesta disciplina devem incutir no aluno o interesse e a possibilidade de aplicá-los na resolução de aplicações similares e mais complexas, num contexto profissional.
Programa
Aulas Teóricas
– Introdução geraI à Iinguagem C
– Tipos, operadores e expressões
– Mecanismos de controIo
– Entrada e saída de dados
– Funções e estrutura de um programa
– Arrays e Strings
Aulas Práticas e Laboratoriais
O desenvolvimento de programas: impIementação computacionaI de probIemas simpIes.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Damas, L. (1999). Linguagem C (6a ed.). FCA – Editora de Informática, Lda. ISBN: 972-722-156-4 [Cota ISEC: 1A-1-321 (ISEC) – 10344; 1A-1-366 (ISEC) – 11820; …]
King, K. N. (2008). C programming: A Modern Approach (2a ed.). W.W.Norton & Company, cop. ISBN: 978-0-393-97950-3 [Cota ISEC: 1A-1-351 (ISEC) – 14950; 1A-1-352 (ISEC) – 14951]
Schildt, H. (1998). Teach Yourself C (3a ed.). Berkeley : Osborn McGraw-Hill. ISBN 0-07-882011-1 [Cota ISEC: 1A-1-159 (ISEC) – 06521]
Kernighan, B. W., & Ritchie, D. M. (1988). The C programming language (2a ed.). Englewood Cliffs, N. J. : Prentice Hall. ISBN 0-13-110362-8. – ISBN 0-13-110370-9 [Cota ISEC: 1A-1-68 (ISEC) – 05389; 1A-1-222 (ISEC) – 07998]
Rocha, A. A. (2006). Introdução à programação usando C (3a ed.). FCA – Editora de Informática, Lda. ISBN 978-972-722-524-8 [Cota ISEC: 1A-1-410 (ISEC) – 15958]
Apontamentos de apoio às aulas disponibilizados no moodle (e na plataforma de gestão académica).