Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
São combinados diversos métodos e técnicas:
– Exposição oral dos conteúdos necessários à aquisição das competências, em aulas teórico-práticas e seminários/palestras, que suscitam a participação dos estudantes;
– Realização de exercícios práticos de aplicação de conceitos;
– Realização de visitas de estudo;
– Elaboração de trabalhos de pesquisa em grupo sob orientação e de forma autónoma;
– Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados em grupo;
– Atividades de orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
Programa
– Desenvolvimento sustentável e principais desafios ambientais
– Princípios e valores ambientais, política do ambiente e direito ambiental
– Ética ambiental e profissional
– Empregabilidade
– Os diversos agentes sociais na proteção do ambiente
– Os sistemas de informação ao serviço da proteção ambiental
– Gestão sustentável de recursos naturais: poluição ambiental, recursos hídricos e gestão de efluentes, qualidade do ar e poluição sonora, solo e gestão de resíduos sólidos, biodiversidade e conservação da natureza, recursos energéticos e gestão da energia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
•A. Wulf. (2015) A invenção da natureza – As aventuras de Alexander Von Humboldt. Círculo de Leitores. ISBN 978-989-644-341-2
Sítios de referência:
Programa Ambiental das Nações Unidas: http://www.unep.org/