Conhecimentos de Base Recomendados
São recomendados conhecimentos de base de análise matemática, física I e física II.
Métodos de Ensino
No que respeita aos balanços de massa e energéticos, a exposição teórica deste é sempre seguida de imediato de aplicação em cálculos. Os diversos temas de tecnologia alimentar são abordados em consulta de bibliografia diretamente pelos alunos, em grupo, num tema por grupo e com orientação do professor. Os alunos preparam uma apresentação sobre o tema que lhes foi atribuído. Para um contacto com o mundo do trabalho, realizam-se vistas de estudo a duas indústrias alimentares.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos subdividem-se em (1) Tecnologia Alimentar, em particular a aquisição de conhecimentos gerais de tecnologia alimentar, de forma a desenvolverem uma visão holística do curso e de balanços mássicos e energéticos, (2) Capacidades Interpessoais, nomeadamente a capacidade de exposição perante os seus pares e a capacidade de trabalho em equipa, e (3) Capacidade de Auto-avaliação.
Abaixo são listados os objetivos específicos em forma de resultados de aprendizagem para cada uma das competências.
o1. Efetua balanços de energia e de massa, incluindo cálculos dos rendimentos, dos processos tecnológicos;
o2. Identifica os conteúdos principais dos diferentes tópicos da tecnologia alimentar.
o3. Expõe com clareza para os seus colegas os conceitos básicos de um grupo de tópicos da tecnologia alimentar.
o4. Trabalha eficientemente num grupo para cumprir os resultados de aprendizagem 2 e 3 enquanto demonstra capacidade para planear, dividir tarefas e estabelecer acordos.
o5. Realiza autoavaliação seguindo quatro passos (observação, análise, avaliação e planeamento).
Programa
c1. Balanços de massa e de energia em operações de mistura.
c2. Tecnologia alimentar: noções gerais e exemplos de matéria-prima, processamento, sistemas de produção, conservação, segurança alimentar, embalagem, marketing, desenvolvimento de novos produtos.
c3. Organização do trabalho em grupo e etapas no desenvolvimento dos grupos.
c4. Estrutura para auto-avaliação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - teste - 60.0%
- - auto e hetero-avaliação - 10.0%
- - apresentação e trabalho de grupo - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
EVANGELISTA, J.; Tecnologia de Alimentos, Atheneu Editora 1992
TULL, Anita – Food Technology, Oxford Univesity Press, 1998.
LOACKER, G. – Self Assessment at Alverno College , Jossey-Bss, 2000.
ROUX, J. L.; Conserver les Aliments, Lavoisier Tec Doc 1994
EARL, R. L. 1983. Unit Operations in Food Processing. Pergamon Press. Inglaterra
SINGH, R.P. and HELDMAN D.R. 1984. Introduction to Food Engineering.Academic Press.