Introdução à Tecnologia Alimentar II

Conhecimentos de Base Recomendados

São recomendados conhecimentos de base de análise matemática, física I e física II.

Métodos de Ensino

No que respeita aos balanços de massa e energéticos, a exposição teórica deste é sempre seguida de imediato de aplicação em cálculos. Os diversos temas de tecnologia alimentar são abordados em consulta de bibliografia diretamente pelos alunos, em grupo, num tema por grupo e com orientação do professor. Os alunos preparam uma apresentação sobre o tema que lhes foi atribuído. Para um contacto com o mundo do trabalho, realizam-se vistas de estudo a duas indústrias alimentares.

 

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos subdividem-se em (1) Tecnologia Alimentar, em particular a aquisição de conhecimentos gerais de tecnologia alimentar, de forma  a desenvolverem uma visão holística do curso e de balanços mássicos e energéticos, (2) Capacidades Interpessoais, nomeadamente a capacidade de exposição perante os seus pares e a capacidade de trabalho em equipa, e (3) Capacidade de Auto-avaliação.

Abaixo são listados os objetivos específicos em forma de resultados de aprendizagem para cada uma das competências.

o1. Efetua balanços de energia e de massa, incluindo cálculos dos rendimentos, dos processos tecnológicos;

o2. Identifica os conteúdos principais dos diferentes tópicos da tecnologia alimentar.

o3. Expõe com clareza para os seus colegas os conceitos básicos de um grupo de tópicos da tecnologia alimentar.

o4. Trabalha eficientemente num grupo para cumprir os resultados de aprendizagem 2 e 3 enquanto demonstra capacidade para planear, dividir tarefas e estabelecer acordos.

o5. Realiza autoavaliação seguindo quatro passos (observação, análise, avaliação e planeamento).

Programa

c1. Balanços de massa e de energia em operações de mistura.

c2. Tecnologia alimentar: noções gerais e exemplos de matéria-prima, processamento, sistemas de produção, conservação, segurança alimentar, embalagem, marketing, desenvolvimento de novos produtos.

c3. Organização do trabalho em grupo e etapas no desenvolvimento dos grupos.

c4. Estrutura para auto-avaliação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - teste - 60.0%
  • - auto e hetero-avaliação - 10.0%
  • - apresentação e trabalho de grupo - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

EVANGELISTA, J.; Tecnologia de Alimentos, Atheneu Editora 1992

TULL, Anita – Food Technology, Oxford Univesity Press, 1998.

LOACKER, G. – Self Assessment at Alverno College , Jossey-Bss, 2000.

ROUX, J. L.; Conserver les Aliments, Lavoisier Tec Doc 1994

EARL, R. L. 1983. Unit Operations in Food Processing. Pergamon Press. Inglaterra

SINGH, R.P. and HELDMAN D.R. 1984. Introduction to Food Engineering.Academic Press.