Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Serão utilizadas aulas de cariz expositivo, para contextualizar a área de estudo e delimitar a contribuição dos diferentes domínios científicos para as ciências do desporto. Serão também proporcionadas aulas teórico-práticas e práticas, onde os estudantes poderão explorar a intervenção de cada uma das áreas do saber no desporto. Para um contacto mais próximo com a realidade profissional, será ainda proporcionado o contacto entre os estudantes e diferentes profissionais ligados às Ciências do Desporto.
A avaliação é realizada por frequência ou exame (200 pontos (p) = 20 valores).
Por frequência:
1. Teste escrito, sobre a matéria leccionada: 55%
2. Trabalhos práticos: 40%
3. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades do curso: 5%
Por exame:
1. Prova teórica: 100%
Resultados de Aprendizagem
- Compreender os objetos de estudo e a contextualização epistemológica das ciências do desporto e da atividade física relacionadas com as atividades de lazer.
- Identificar e analisar o contributo de diferentes saberes com objetivo de compreender a complexidade dos fenómenos associados à motricidade humana, ao desporto e ao lazer, e em particular à importância dos saberes fundamentais de cariz antropológico, histórico, cultural, político, psicológico, biológico, bioquímico, biomecânico, terapêutico, social, pedagógico, didático e de gestão de recursos humanos e das organizações.
- Analisar e avaliar situações sustentadas na atividade física e desportiva, na perspetiva do lazer, relativamente à qualidade e adequabilidade ao praticante.
Programa
1. Conceitos de cinesiologia, atividade física, educação física, desporto, lazer, animação desportiva e condição física
2. Campos e profissões associadas à atividade física e ao desporto
3. Campos e áreas de experiência em atividade física: trabalho, educação, lazer, saúde e competição
4. Estudo académico em atividade física e desporto
4.1. Área sociocultural: história e sociologia da atividade física e do desporto
4.2. Área comportamental: comportamento motor, psicologia do desporto e do exercício e pedagogia
4.3. Área biofísica: biomecânica e fisiologia da atividade física
5. Delimitação de profissão em desporto, educação física e atividade física
6. Profissões da saúde e do fitness
7. Profissões relacionadas com o ensino e treino
8. Profissões relacionadas com a administração e gestão desportiva
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 55.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chelladurai, P., & Kerwin, S. (2017). Human resource management in sport and recreation. Champaign: HK.
Hoffman, S. (2013). Kinesiology: studying physical activity. Champaign: HK.
Hoffman, S., & Harris, J. (2002). Cinesiologia. O estudo da actividade física. Porto Alegre: Artmed.
Marcellino, N. (2003). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte. Para atuação em políticas públicas. Campinas: Papirus.
Melo, V. (2003). Introdução ao lazer. São Paulo: Manole.
Rieger, T., Naclerio, F., Jiménez, A., & Moody, J. (2015). Europeactive’s foundations for exercise professionals. Champaign: HK.
Tapps, T., & Wells, S. (2018). Introduction to recreation and leisure. Champaign: Human Kinetics.