Conhecimentos de Base Recomendados
Não requer qualquer experiência na área de eletrónica.
Métodos de Ensino
1 – Aulas teóricas: Exposição de conceitos fundamentais e de técnicas de análise e projeto, que permitam adquirir competências essenciais para as aulas práticas. Serão igualmente projetados alguns circuitos digitais de baixa e média complexidade, nomeadamente, somadores, subtratores, multiplicadores e diversas máquinas de estados.
2 – Aulas práticas: Resolução de exercícios, nomeadamente, de análise e projeto de circuitos combinacionais e sequenciais de baixa complexidade, e a sua implementação através dos trabalhos práticos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos adquiram competências no que respeita aos princípios básicos dos sistemas digitais ao nível da representação de informação e das operações lógicas, bem como competências que lhes permitam compreender os elementos que constituem o computador à escala dos circuitos eletrónicos digitais.
Programa
1 – Introdução aos sistemas digitais;
2 – Representação digital de informação;
3 – Álgebra de Boole e portas lógicas;
4 – Tabelas de verdade e mapas de Karnaugh;
5 – Circuitos combinacionais;
6 – Circuitos sequenciais;
7 – Contadores.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame final - 100.0%
- - trabalhos práticos - 30.0%
- - assiduidade e a atitude - 10.0%
- - minitestes - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ronald Tocci, Digital Systems Principles and Applications, Prentice Hall, London, 2003.
Donald P Leach, Albert Paul Malvino, Goutam Saha, Digital Principles and Applications, McGraw-Hill, New Delhi, 2011.
Acácio Manuel Raposo Amaral, “Eletrónica Digital – Fundamentos e Projeto”, Edições Silabo, Lisboa, 2019.
Acácio Manuel Raposo Amaral, “Sistemas Digitais – Princípios, Análise e Projectos”, Edições Silabo, Lisboa, 2014.