Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicavél
Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, recorrendo ao Metodo expositivo. Nelas se utiliza uma metodologia expositiva-ativa, em português ou inglês, apelativa da intervenção direta dos alunos, favorecendo assumidamente uma iconografia abundante em detrimento do ensino meramente teórico-descritivo. Esta será realizada com recurso a meios audiovisuais e apresentações em PowerPoint.
Serão programadas visitas a laboratórios de Análises Clínica e saúde Pública e Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica bem como de Farmácia da ESTeSC.
Será distribuído suporte escrito da matéria lecionada em cada aula, no início de cada ano letivo será entregue uma lista de bibliografia recomendada para a unidade curricular.
Resultados de Aprendizagem
Identificar os marcos históricos do desenvolvimento das ciências biomédicas laboratoriais (CBL), analisando
criticamente o seu trajeto
•Reconhecer o enquadramento da formação das CBL no sistema educativo e compreender a sua inserção na
orgânica e funcionamento do sistema de saúde Nacional
•Conhecer a legislação relativa ao exercício profissional
• Definir conceito de profissão, dimensões e etapas do processo de profissionalização
• Compreender o conceito de biossegurança identificando os principais fatores de risco e níveis de contenção
laboratorial
•Classificar os agentes biológicos com base nos grupos de risco
•Classificar e triar corretamente os resíduos laboratoriais
•Saber/estar respeitando as boas práticas laboratoriais e as normas de segurança
•Aplicar os conceitos de ética e deontologia em CBL em contexto profissional, e os níveis de responsabilidade
subjacentes ao exercício confidencial
•Caraterizar as Ciências Biomédicas Laboratoriais no contexto nacional e internacional.
• Conhecer programas de referenciação e fazer pesquisa bibliográfica.
Programa
1 – Identificar os marcos históricos do desenvolvimento das Ciências Biomédicas Laboratoriais, analisando criticamente o seu trajeto;
2 – Reconhecer o enquadramento da formação das Ciências Biomédicas Laboratoriais no sistema educativo e compreender a sua inserção na orgânica e funcionamento do Sistema de Saúde Nacional;
3 – Conhecer a legislação relativa ao exercício profissional;
4 – Definir conceito de profissão, dimensões e etapas do processo de profissionalização;
5 – Aplicar os conceitos de ética e deontologia em Ciências Biomédicas Laboratoriais em contexto profissional, e os níveis de responsabilidade subjacentes ao exercício confidencial;
6 – Caraterizar as Ciências Biomédicas Laboratoriais no contexto nacional e internacional;
7 – Compreender o conceito de biossegurança identificando os principais fatores de risco e níveis de contenção laboratorial;
8 – Classificar os agentes biológicos com base nos grupos de risco;
9 – Classificar e triar corretamente os resíduos laboratoriais;
10 – Saber/estar respeitando as boas práticas laboratoriais e as normas de segurança.
11 – Utilizar o Mendeley e a Pubmed
Conteudos
1,2 – Origem e evolução do profissional de Ciências Biomédicas Laboratoriais ao nível nacional e internacional.
2 – O perfil de formação – curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais.
2 – O perfil profissional do Técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública (TACSP) e do Técnico de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica (TAPCT).
2, 3, 4, 5 – O Sistema de Saúde Português, Enquadramento normativa-legal do exercício da profissão.
5 – Ciências Biomédicas Laboratoriais – seu enquadramento na saúde face ao conceito sociológico das profissões.
1-5 – Associativismo profissional – Sindicatos, Associações e ordens Profissionais.
4, 5 – Deveres e Direitos.
5 – Bioética e Comportamento profissional; Informação, consentimento esclarecido e
confidencialidade;Responsabilidade Civil penal e disciplinar.
6 – A profissão Ciências Biomédicas Laboratoriais na Europa, Diretiva Comunitária 36/2005, Reconhecimento de Qualificações Profissionais.
7-10 – Biossegurança; Risco profissional – Conceito; Grupos de risco de Agentes Biológicos e vias de
transmissão; Boas práticas laboratoriais; Níveis de confinamento dos laboratórios; Avaliação de risco, Resíduos Laboratoriais.
11 – Usar o Mendeley e pesquisa Bibliografica na Pubmed.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Referências primárias
1 – Lopes A. Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional. Grupos por Área de Conhecimento: Tecnologias da Saúde. Lisboa, Portugal: MCTES; 2004 (disponivel online);
2 – Lourtie P, Pinto M. Adequação dos Cursos de Tecnologias da Saúde. Lisboa, Portugal: Ministério da Saúde; 2007 (disponivel on-line);
3 – Grupo de Trabalho de Terapia e Reabilitação e Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica. 1.o Relatório sobre propostas de “agregação/fusão” de 1.os ciclos de estudos. Lisboa, Portugal: A3ES; 2013 Dec p. 32 (disponivel on-line);
4 – International Academy of Cytology. Cytotechonology examination
5 – European Association for Professions in Biomedical Science. Policy in Education for Biomedical Sciences. 2009 (disponivel on-line);
6 – IFBLS. Guidelines regarding Core Competence and Core Curriculum. 2012 (disponivel on-line);
7 – Code of ethics, Internacional Federation of Biomedical Laboratory Sciences (disponivel on-line);
8 – WHO. Laboratory Biosafety Manual. 3 Edition; 2004 (disponivel on-line).