Conhecimentos de Base Recomendados
Alguns conhecimentos de electricidade (Lei de Ohm) e de Física (som , suas propriedades e características)
Métodos de Ensino
A aprendizagem terá lugar a partir de uma prática efectiva em cada uma das rubricas previstas, pelo que cada aluno (ou grupo de alunos) desenvolverão acções concretas propostas pelo professor ou sugeridas pelos próprios de acordo com as suas preferências ou necessidades, tendo sempre como objectivo a sua aplicação em projectos concretos.
Poderão algumas matérias ser apresentadas pelos alunos, por sugestão do docente, o qual acompanhará a pesquisa dos alunos com vista a uma apresentação posterior dos resultados à turma.
Numa perspectiva eminentemente prática, todas as rubricas programáticas se traduzirão em tarefas concretas a realizar por cada um dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
1. Adquirir os conceitos básicos de electricidade e informática na óptica do utilizador; 2. Conhecer a realidade e alcance das tecnologias de informação no domínio do áudio; 3. Adquirir capacidade de manipulação básica de ferramentas e tecnologias essenciais 4. Formar uma consciência crítica sobre os meios tecnológicos existentes: sua pertinência, utilidade, actualidade, alcance e relevância; 5. Conhecer e compreender os princípios de funcionamento das ferramentas de criação/produção musical, tendo em vista um conhecimento de base que poderá ser posteriormente aprofundado e estudado noutras disciplinas ao longo do curso.
Programa
1 O SISTEMA SONORO
O sistema áudio
Princípios gerais da electricidade
Os componentes de um sistema áudio
A utilização de um sistema sonoro: critérios de audição
2 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E O ÁUDIO
Introdução; familiarização com conceitos básicos de tecnologia
As configurações e os ambientes: diferentes plataformas e suas especificidades
O home studio; do hardware ao software
3. A ESCRITA: TEXTO E MÚSICA
Escrita musical: introdução e utilização de diversos programas de escrita musical existentes nas diferentes plataformas
4 . O PROTOCOLO MIDI
5. O ÁUDIO DIGITAL
Conceitos básicos associados
O sinal digital no áudio
Conhecimento sumário de ferramentas dedicadas
6. A SÍNTESE DE SOM
A utilização do hardware e software dedicado: sintetizadores e samplers b) A síntese virtual: os sintetizadores em software
O Standard Midi File; potencialidades e possibilidades de utilização
A comunicação MIDI: escrita/sequenciação/gravação/edição
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalhos práticos - 80.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BIEDERMAN, Raven; PATTISON, Penny , Basic Live Sound Reinforcement: A Practical Guide for Starting Live Audio, Nova Iorque, Londres, Focal Press, 2013, ISBN 978-0-240- 82101-6
COREY, Jason Andrew, COREY, Audio Production and Critical Listening: Technical Ear Training, Nova Iorque, Londres, Focal Press, 2010, ISBN 978-0-240-81295-3
FONSECA, Nuno, Introdução à Engenharia de som, (6a ed.), Edições FCA, 2012, ISBN: 978- 972-722-728-0
HENRIQUE, Luís. L., Acústica musical, (2a ed.), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007, ISBN: 9789723112122
HOSKEN, Dan, An Introduction to Music Technology, (2a ed.), Nova Iorque, Oxford, Routledge, 2014, ISBN 978-0-415-82573-3
HUBER, David Miles, The MIDI Manual: A Practical Guide to MIDI in the Project Studio, (3a ed.), Nova Iorque, Londres, Focal Press, 2007, ISBN 978-0-240-80798-0
MARQUES, Miguel Pinheiro, Sistemas e Técnicas de Produção Áudio, Edições FCA, 2014, ISBN 978-972-722-764-8