Inventário dos Recursos Naturais

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos em Biometria

Métodos de Ensino

O método de ensino assenta em aulas téorico-práticas, com realização de trabalhos práticos em todas as aulas, na sequência das aulas teóricas da matéria acima referida. e com trabalho de campo (inventário florestal, florístico e faunístico).

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos da unidade curricular traduzem-se na aquisição de 3 competências fundamentais:
1 – Conhece e aplica os métodos de amostragem mais utilizados em inventários florestais e florísticos, conhece alguns indicadores de sustentabilidade (biodiversidade) medidos nos inventários florestais e em inventários florísticos; 2 – Conhece e aplica métodos de amostragem mais utilizados em inventários faunísticos; 3 – Aplica os conhecimentos adquiridos num exercício concreto em campo, integrando os diversos tipos de inventário.

Programa

Os conteúdos programáticos para aquisição das 3 competências descritas dividem-se em dois módulos de aprendizagem:
Módulo 1 – Métodos de recolha de dados no âmbito de inventários florísticos, florestais e faunísticos;
Módulo 2 – Desenvolvimento de um projeto de inventário de recursos naturais em campo e elaboração e defesa do respetivo relatório.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Módulo II: Realização de um relatório trabalho de campo, com a sua apresentação e discussão - 50.0%
  • - Módulo I: Realização de um teste teórico/prático. - 50.0%
Avaliação por Exame
  • - Avaliação em exame com execução de uma parte teórico/prática. - 50.0%
  • - Componente exclusivamente prática. - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Gotelli, N. & Ellison, A. (2004). A primer of ecological statistics. 2nd Edition. Sinauer Associates Inc. Pub.

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Salas, R. Fidalgo, B. Gaspar, J. & Morais, P. (2012). Monitoreo de la biodiversidad en el planeamiento del uso del solo, contribución de diferentes usos del solo en la riqueza de especies en áreas forestadas. In: Ordenamiento Territorial y Participación Social: Problemas y Posibilidades. Miguel Aguilar Robledo, Enrique Delgado López, Valente Vázquez Solís y Oscar Reyes Pérez (editores). UASLP, UNAM, CIGA, Semarnat, INE: 295?312 p.

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