Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos diversos nas áreas de Imagem Médica e Radioterapia e Estatística
Métodos de Ensino
Ensino na matriz teórico-prática é de natureza expositiva com o recurso a meios audiovisuais que promovem a ativa participação dos alunos.
São apresentados aos alunos diferentes metodologia de trabalhos de investigação sendo dadas a conhecer ferramentas e softwares de trabalho que permitem elaborar o seu projecto de investigação e conduzir à sua concretização.
Nas primeiras semanas de aulas é apresentada uma lista de temas de trabalhos de investigação a desenvolver, sugeridos pelos docentes que leccionam na licenciatura de Imagem Médica e Radioterapia. Os estudantes escolhem o seu tema com base no ranking de créditos e notas à data de emissão de lista pelos serviços académicos.
A componente de Orientação Tutorial visa a orientação do projeto a desenvolver com base no tema seleccionado.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir:
Conhecimento:
- das diferentes metodologias de investigação aplicadas às ciências da saúde, incluindo a organização e análise e interpretação de dados.
- sobre a importância da auditoria clínica e da prática baseada na evidência, incluindo os a realização de um projeto de investigação, com os princípios éticos a ele associados
Aptidões para
- realizar um projeto de investigação aplicando as metodologias apropriadas, empregando técnicas estatísticas
- adequadas e ser capaz de tomar decisões.
- avaliar criticamente publicações científicas e desenvolver um raciocínio lógico sobre os projetos a desenvolver.
Competências para
- integrar na prática profissional os resultados publicados em artigos científicos
- aplicar a prática baseada na evidência, no âmbito da sua intervenção profissional, assegurando as melhores práticas aos seus doentes;
- apresentar e publicar os resultados obtidos no âmbito de auditorias clínicas e/ou investigação aplicada multidisciplinar;
Programa
Objectivos e contexto da investigação científica;
Conceito das metodologias de investigação científica e caracterização das tipologias de estudos;
Qualidade da Investigação e validade experimental;
Etapas de uma investigação: formulação da questão ou problema de investigação, exploração, a problemática,
construção de um modelo de análise, observação, análise dos resultados, discussão, limitações e conclusões;
Como comunicar as descobertas científicas;
Análise crítica de artigos científicos;
Estrutura interna de um trabalho científico adequada a cada metodologia de investigação;
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária:
Pádua, E. M. M. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática. 13ª edição, São Paulo: Papirus Editora; 2007.
Streiner, D. L. e Norman, G. R. Health measurement scales: A practical guide to their development and use. 4th
edition, 2008.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. v. (1998). Manual de investigação em Ciências Sociais (2ª ed.). (J. M. Marques, M. A.
Mendes, & M. Carvalho, Trads.) Lisboa: Gradiva.
William R. Shadish, T. D. (2001). Experimental and Quasi-Experimental Designs for Generalized Causal Inference.
Boston: Houghton Mifflin.
Pocinho, M. (2012) Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico, 1ª EdiçãoLIDEL,
ISBN: 9789727579167
Bibliografia secundária:
Artigos disponíveis on-line identificados pelo Professor e sobre o tema escolhido pelos alunos.