Conhecimentos de Base Recomendados
É necessário que estes alunas tenham competências nas diferentes áreas da nutrição e ainda em estatística e metodologias de Investigação.
Métodos de Ensino
Método expositivo de conteúdos teóricos, estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a
leitura e análise crítica de trabalhos de investigação, artigos/textos.A unidade curricular decorrerá com orientação
dos vários trabalhos.
Resultados de Aprendizagem
Frequência desta disciplina deve dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam aplicar as metodologias de
investigação
– Ter capacidade para contribuir de forma efectiva para a Investigação em nutrição e Dietética
-Conhecer e aplicar todas as regras das metodologias de investigação para a elaboração de pósters, artigos de
revisão bibliográfica, publicações, monografias, trabalhos de investigação em geral
– Perceber a Importância da actualização constante em nutrição e Dietética
– Aumentar a capacidade de compreensão sobre a Investigação.
Programa
Paradigmas em Investigação
2. O método científico
3. Metodologias qualitativas e quantitativas
4. Tipologia de estudos
5. Especificidade das abordagens quantitativa e qualitativa em saúde
6. Tipos de estudos
7. Linhas de investigação em Dietética e Nutrição. Tipologias de estudos mais frequentes
8. Etapas de um processo de investigação
9. Elaboração de um Protocolo de investigação
10.Normas para a redacção e apresentação de trabalhos científicos
11. Protocolo, e relatório (monografia)
12.Avaliação da qualidade de uma investigação.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
O aluno terá acesso a fontes bibliográficas da área científica do processo de investigação.
Os artigos científicos, de revisão e os papers de conferências são resultado da investigação científica publicada e constituem informação de base, isto é, o primeiro estágio do ciclo da informação científica. Estes documentos podem ser localizados através de bases de dados de artigos científicos, repositórios de documentos digitais, institucionais ou temáticos, através de sistemas agregadores de bases de dados ou repositórios e, em última análise, em motores de pesquisa web, como o Google Scholar, B-ON, Science-Direct ou outros motores de pesquisa temáticos disponíveis aos alunos da ESTeSC.