Métodos de Ensino
Ensino na matriz teórico-prática é de natureza expositiva com o recurso a meios audiovisuais que promovem a ativa participação dos alunos.
A componente de Orientação Tutorial visa a orientação do projeto de investigação a desenvolver.
A avaliação final será realizada através do projeto escrito e pela sua apresentação e defesa pública.
A nota final da apresentação do projecto, que poderá ir de 0 a 20 valores, irá ter em conta os seguintes elementos e classificações: a nota final do orientador técnico-científico terá um peso relativo na nota final de 40%; a nota final do orientador de metodologias de investigação e de análise estatística terá um peso relativo de 15%; a nota final do arguente terá um peso relativo de 30%; a nota final do Coordenador de Investigação terá um peso relativo de 15%.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
Sobre os conceitos fundamentais relacionados com o processo de investigação. Deverá ter conhecimento sobre as diferentes correntes/abordagens de investigação. E conhecimento de um conjunto de regras e procedimentos sistematizados que o aluno deverá dominar.
O aluno deve adquirir aptidões para:
1.Desenvolver investigação em função da realidade que deseja estudar bem como escolher um ou mais métodos de investigação bem como estratégias adequadas (métodos e técnicas)
2.Dotar os alunos de capacidade para: organizarem um processo de investigação; escolherem os métodos científicos adequados à investigação desejada e analisar os desafios (problemas) do mundo real.
O aluno deve adquirir competências para:
1.Competência para o desenvolvimento de um pensamento sistémico, metódico e racional para o desenvolvimento de um estudo/investigação na área da saúde e do ambiente.
2.Capacidade para poder definir/formalizar e implementar um Projeto de Investigação.
Programa
Introdução à Ciência e ao Conhecimento Científico (Perspetiva Introdutória). O Objeto do Conhecimento. O Trinómio do Conhecimento – Verdade, Evidência e Certeza (2 horas).
O Método Científico em Ciência: Descrever, Explicar, Predizer. Métodos de Investigação: Quantitativo versus Qualitativo (4 horas).
Formalização de uma intenção de investigação: O Projeto de Investigação. a) Fase Conceptual da Investigação (formulação de um Problema de Investigação; Estado da Arte (tipo de fontes; tipos de informação; A pesquisa Eletrónica; Ferramentas de pesquisa eletrónica e Referenciação Bibliográfica; Objetivos de Investigação; Questões ou Hipóteses de Investigação (8 horas); b) Fase Metodológica (Desenhos de Investigação; População e Amostra;
Métodos e Instrumentos de Colheita) (8 horas); c) Estratégias Analíticas (4 horas); d) Organização/planificação do estudo (4 horas).
Orientação de Investigação aplicada à Saúde Ambiental (15h)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Freixo, M.J.V. Metodologia Científica. Fundamentos, Métodos e Técnicas. Instituto Piaget, Lisboa; 2009.
Greenberg, R.S.; Daniels, R.S.; Flanders, W.D.; Eley, J.W.; Boring, J.R. Epidemiologia Clínica. 3.ª Ed. Porto Alegre: Artmed; 2005.
Haynes, R.B.; Sackett, D.L.; Guyatt, G.H.; Tugwell, P. Epidemiologia Clínica – Como realizar pesquisa clínica na prática. 3.ª edição, Artmed: Porto Alegre, 2008
Hicks, C. M. Métodos de Investigação para Terapeutas Clínicos – Conceção de Projetos de Aplicação e Análise. 3.ª Edição, Lusociência, Loures; 2006.
Kirkwood, B., Sterne, J. Essentials of Medical Statistics. 2.nd edition. Wiley-Blackwell, 2001.
Klotz, A.; Prakash, D, Qualitative Methods in International Relations: A Pluralist Guide (Research Methods), Palgrave Macmillan; 2008.
Oliveira, A. G. Bioestatística Descodificada: Bioestatística, Epidemiologia e Investigação. 2.ª Ed., Lidel: Lisboa: 2014.