Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos devem trazer conhecimentos sobre estatística e epidemiologia.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas:
- Metodologia expositiva e demonstrativa;
- Aplicação de meios informáticos de suporte às aulas para aplicação de exemplos práticos e realização de atividades no âmbito da investigação científica
Orientações individuais e/ ou em grupo:
- Orientação técnico-científica.
Resultados de Aprendizagem
– O aluno deverá adquirir conhecimentos:
- Sobre a implementação das diversas fases do processo de investigação enquanto método de aquisição de conhecimentos. Dominar, também, um conjunto de regras e procedimentos desde a conceção à finalização de um trabalho final de investigação.
– O aluno deverá adquirir as seguintes aptidões:
- Identificar e formular um problema de investigação aplicada em saúde ambiental;
- Desenvolver projetos de cariz técnico-científicos e de ser capaz de escolher melhores métodos e estratégias a serem implementados no decorrer do trabalho de investigação.
- Capacidade de poder apresentar e comunicar informação produzida no âmbito da investigação científica quer na forma escrita (teses, artigos, etc.) quer na forma oral
– O aluno deverá adquirir as seguintes competências:
- Competência para o desenvolvimento de um pensamento sistémico, metódico e racional para a concretização de um estudo/investigação na área da saúde e do ambiente.
- Capacidade para poder comunicar de forma eficaz e rigorosa os resultados científicos resultantes da investigação
Programa
Matriz Teórico-Prática
- Preparação e apresentação das Áreas Temáticas de investigação em Saúde Ambiental que servirão de orientação para a escolha de um tema por parte dos alunos. Apresentação formal (normas e regras) de um “Plano de Intenção de Investigação” (ficha técnica) a desenvolver numa das áreas científicas de investigação em Saúde Ambiental (5 horas).
- Apresentação da estrutura formal do “Projeto de Investigação” que servirá de base orientadora ao futuro desenvolvimento das etapas fundamentais da investigação (4 horas).
- Apresentação/Operacionalização de Modelos de Estudos (Observacionais, Experimentais e Quase-Experimentais) em função das propostas de investigação em Saúde Ambiental (3 horas).
- Métodos e técnicas de recolha de dados e sua estratégia de análise em função dos modelos de estudos adotados (2 horas).
- Análise e decisão de modelos estatísticos quer no âmbito da estatística descritiva quer no âmbito da estatística inferencial (4 horas).
- Transposição dos dados primários recolhidos no âmbito da investigação (recolha de campo) e sua operacionalização ao nível de software de análise de dados (construção de bases de dados em função do desenho de estudo e estratégias de análise estatísticas a serem aplicadas) (5 horas).
- Apresentação do modelo de “Artigo de Investigação” (trabalho final) no que diz respeito às normas e regras de elaboração (5 horas).
- Normas e regras de elaboração e apresentação do trabalho final de investigação (2 horas).
Matriz de Orientação Tutorial
Orientação técnico-científica e estatística do trabalho de investigação (120 horas)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Primária
- Fortin, M-F. O Processo de Investigação – da conceção à realização. Lusociência, Loures; 2000
- Gonzaga, R.A.F. Regras Básicas de Investigação Clínica. Instituto Piaget, coleção “Medicina e Saúde”, Lisboa, 1994.
- Quivy, R.; Campenhoudt, L. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva, Lisboa; 1998.
- Pestana, M., Gageiro. Análise de dados para as ciências sociais: a complementaridade do spss. 2.a ed. Lisboa: edições Sílabo, 2000.
Bibliografia Secundária
- Freitas, C.B.; Hossne, W.S. investigação científica na área da medicina. S.l: Manole, 2001.
- Morse, J.M. designing funded qualitative research. In: Denzin, N.K.& Lincoln, Y.S. (editors), handbook of qualitative research. 2.aed. London; sage publications, 2000.