Métodos de Ensino
A utilização de metodologias expositivas e interrogativas permitirá a explicitação dos conceitos teóricos e seu enquadramento bem como a aferição do domínio dos mesmos por parte dos alunos.
A explanação de cariz teórico-prático permitirá, para além da exposição dos conteúdos, o recurso a metodologias interativas privilegiando a demonstração, exemplificação e aplicabilidade desses conteúdos e conceitos a diferentes situações, e circunstâncias, reais. Permitirá assim, o desenvolvimento das competências mencionadas.
A existência de exemplos práticos permitirá uma melhor compreensão dos conteúdos.
Avaliação escrita – 40%
Trabalhos individuais e/ou de grupo – 60%
Notas mínima de 9,5 valores em cada uma das avaliações
Avaliação por exames de acordo com regulamento académico
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos:
– Reconhecer acidentes ambientais, acidentes de trabalho (AT) e doenças profissionais (DP);
– Reconhecer as metodologias de análise e investigação de acidentes ambientais, AT e DP;
– Identificar e utilizar ferramentas para a recolha de elementos para analisar e interpretar causas e consequências dos acidentes ocupacionais e ambientais.
Aptidões:
– Identificar possíveis acidentes ocupacionais e ambientais;
– Identificar e interpretar causas de falhas dos acidentes ocupacionais e ambientais;
– Implementar sistemas de alerta e monitorização de acidentes ambientais, AT e DP;
– Escolher e aplicar metodologias de análise de acidentes ocupacionais e ambientais.
Competências:
– Capacidade para identificar, classificar e analisar acidentes ambientais, AT e DP;
– Capacidade de reconhecer e avaliar causas da ocorrência de acidentes ambientais, AT e DP;
– Estabelecer e monitorizar estatística de AT e DP e planos de mitigação para acidentes ambientais.
Programa
– Introdução à investigação de incidentes, acidentes ambientais, acidentes de trabalho e doenças profissionais;
– Definições e terminologias de acidentes;
– Enquadramento legal;
– A integração do sistema de gestão da Segurança e Saúde do Trabalho e Ambiente;
– A integração do fator humano, ambiental e industrial;
– O processo de investigação;
– Elaboração do procedimento de análise e investigação;
– A operacionalização da investigação;
– Etapas do processo de investigação;
– Comunicação da ocorrência;
– Elementos passivos (Kit de investigação e check-list de documentação);
– Elementos ativos (recolha e tratamento de elementos in-loco, entrevistas);
– Determinação de causas e conclusões;
– Elementos passivos (modelos de relatórios, modelos de análise);
– Enquadramento e tratamento dos dados recolhidos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
REIS, C.; SOEIRO, A.- Economia da segurança e dos acidentes na construção: simulação e análise. 1ª ed. Lisboa: ISHST, 2005. 96 p. ISBN 972-8321-77-5.
DAMIÃO, E.; QUINTANOVA, E., ed. lit. – Manual de segurança, higiene e saúde no trabalho. Lisboa: UGT- União Geral de Trabalhadores, 1999. 513 p.
HARMS-RINGDAHL, L.- Safety analysis: principles and practice in occupational safety. 2nd ed. Boca Raton; London: CRC Press, 2001. xi, 302 p. ISBN 978-0-415-23655-3.
JACINTO, C.- Análise de acidentes de trabalho: método de investigação WAIT (Work Accidents Investigacion Technique). 2ª ed. Lisboa: Verlag Dashöfer, 2007. 164 p. ISBN 978-972- 8906-64-1.
VIEIRA, S.- Guia para a integração da prevenção de acidentes graves na avaliação ambiental estratégica dos planos municipais de ordenamento do território. Lisboa: Agência Portuguesa do Ambiente. 2011.
GONZALEZ, J. – Accident investigation: Causal tree method, 2021.
VINCE, I. – Major Accidents to the Environment. Butterworth-Heinemann, 2008.