Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos adquiridos na unidade curricular de investigação em Ciências Biomédicas Laboratoriais I e na unidade curricular de estatística.
Métodos de Ensino
As aulas teórico práticas serão de aplicação aos objectivos da unidade curricular, baseando-se em exemplos de aplicação prática. Serão realizadas conferências com professores, investigadores e especialistas da área de forma a motivar, desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos alunos em investigação básica e aplicada.
Será privilegiada a realização de atividades por parte do aluno, de forma a desenvolver a sua análise crítica do estado da arte, bem como avaliar a qualidade e potencial dos artigos científicos publicados em revistas da especialidade. Outro aspeto relevante será o desenvolvimento de tarefas práticas por parte do aluno de forma a incrementar competências de escrita científica e de comunicação em ciência.
As aulas de orientação tutorial serão de acompanhamento do aluno pelo seu orientador de trabalho de investigação, que o ajudará a ultrapassar as dificuldades decorrentes do mesmo.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
– Aceder de forma eficiente à literatura científica na área das ciências biomédicas laboratoriais e da saúde;
– Aplicação de técnicas analíticas necessárias e ajustadas à execução do trabalho de investigação;
– Análise crítica dos resultados obtidos e da análise estatística efetuada;
– Elaboração de um artigo científico em condições de ser submetido a uma revista da especialidade;
– Escrever uma revisão bibliográfica;
– Comunicar a informação científica em diversos níveis;
– Serem pensadores críticos e aprendizes activos;
Programa
– Formas de comunicação em ciência;
– Normas e regras (gerais e adaptadas) à construção de um artigo de investigação:
a) Artigo científico original aplicado a estudos de natureza quantitativa e qualitativa.
b) Artigo científico com a aplicação de uma revisão sistemática ou de uma metanálise.
– Análise e discussão crítica de artigos científicos;
– Divulgação dos resultados de investigação: análise da qualidade e impacto das revistas científicas;
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária:
– artigos científicos disponibilizados aos alunos;
Bibliografia secundária:
– Heard, S.B.a., The scientist’s guide to writing : how to write more easily and effectively throughout your scientific career, 2016.
– Day, R.A.a. and B. Gastel, How to write and publish a scientific paper. Eighth edition / Barbara Gastel, Robert A. Day. 2016.
– Jolley, J., Introducing Research and Evidence-Based Practice for Nursing and Healthcare Professionals. 2nd ed. Harlow, England: Pearson, 2013.
– Liamputtong, Pranee. Research Methods in Health : Foundations to Evidence-Based Practice. 2nd ed. South Melbourne, Vic.: Oxford University Press, 2013.
– Schimel, J., Writing science : how to write papers that get cited and proposals that get funded. Oxford ; New York: Oxford University Press. 2012;