Métodos de Ensino
A unidade curricular será ministrada em formato teórico-prático, de forma expositiva ativa, complementada com a discussão de casos clínicos. A avaliação à unidade curricular assume a forma de prova escrita, enquadrando-se no estipulado no Regulamento de Avaliação da ESTeS-Coimbra.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimentos avançados:
• diferentes metodologias de investigação aplicadas às ciências da saúde, incluindo a organização, análise e interpretação de dados.
• importância da auditoria clínica e da prática baseada na evidência, com os princípios éticos a ele associados.
Aptidões avançadas:
• realizar pesquisa bibliográfica e análise crítica da literatura usando as metodologias apropriadas e tomando as decisões adequadas a cada caso de estudo.
• avaliar criticamente publicações científicas e desenvolver um raciocínio lógico sobre os projetos a desenvolver.
Competências avançadas:
• integrar na prática profissional na área de especialização, os resultados publicados em artigos científicos, consolidando as competências de prática baseada na evidência, e assim assegurando as melhores práticas e
melhores decisões apoiadas no melhor e mais atual conhecimento.
• apresentar e publicar os resultados obtidos no âmbito de auditorias clínicas e/ou investigação aplicada multidisciplinar.
Programa
Etapas de uma investigação: formulação da questão ou problema de investigação, exploração, a problemática, construção de um modelo de análise, observação, análise dos resultados, discussão, limitações e conclusões;
Como comunicar as descobertas científicas; Análise crítica de artigos científicos; Estrutura interna de um trabalho científico adequada a cada metodologia de investigação. Desenhos de estudos científicos em Fisiologia Clínica; métodos e técnicas de aleatorização; métodos e técnicas de amostragem; decisão clínica.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Pocinho, M. (2012) Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico, 1a Edição LIDEL, ISBN: 9789727579167
Pádua, E. M. M. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática. 13a edição, São Paulo: Papirus Editora; 2007.
Streiner, D. L. e Norman, G. R. Health measurement scales: A practical guide to their development and use. 4th edition, 2008.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. v. (1998). Manual de investigação em Ciências Sociais (2a ed.). (J. M. Marques, M. A.
Mendes, & M. Carvalho, Trads.) Lisboa: Gradiva.
William R. Shadish, T. D. (2001). Experimental and Quasi-Experimental Designs for Generalized Causal Inference.
Boston: Houghton Mifflin. Katz. Artmed – Porto Alegre, 1999
Medical Epidemiology (3º edition). Raymond S. Gruenberg, Stephen R. Daniels, W. Dana Flanders, Jonh William Eley, Jonh R. Boring. Lange Medical Books, Mc Graww-Hill