Investigação Operacional

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são tendencialmente expositivas, mas promovem a participação activa dos alunos, quer através da colocação de questões, quer através da resolução de exercícios de aplicação dos temas tratados. Nas aulas de orientação tutorial são aplicados os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas mediante a resolução de exercícios teórico-práticos. A avaliação tem duas componentes: exame final – cotado para 17 valores (classificação mínima exigida de 35%) trabalho prático – cotado para 3 valores (classificação mínima exigida de 30%). É necessário o estudo individual do aluno fora das aulas (para um melhor acompanhamento das aulas).

Resultados de Aprendizagem

Depois de frequentarem esta unidade curricular, os alunos devem: conhecer e perceber as características fundamentais dos problemas mais representativos de optimização e decisão; ser capazes de traduzir problemas simples de optimização e decisão em modelos matemáticos de programação linear (PL); conhecer e saber aplicar os algoritmos de PL adequados à resolução deste tipo de problemas; ser capazes de interpretar as soluções obtidas como resultado da aplicação dos referidos algoritmos aos modelos matemáticos.

Programa

Programa teórico:
1 – Introdução à Investigação Operacional
2 – Programação Linear
3 – Introdução ao estudo de Pós-Optimização e da Análise de Sensibilidade
4 – Programação por Metas (“Goal Programming”)
5 – Programação Linear com Múltiplos Objectivos

Programa tutorial:
– Resolução de problemas teórico-práticos envolvendo a matérias dos vários capítulos do programa teórico.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO