Laboratório de Controlo de Qualidade Alimentar

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem conhecimentos de base recomendados.

Métodos de Ensino

Os conteúdos de índole teórica são apresentados no inicio das aulas, sendo depois aplicados na realização dos trabalhos laboratoriais. Vão ser realizados 8 trabalhos experimentais.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade de formação o formando deve ser capaz de:

Identificar e quantificar experimentalmente a composição química de alimentos.

Identificar e quantificar experimentalmente os principais microrganismos usados para monitorizar águas de consumo e alimentos.

Identificar e quantificar experimentalmente os principais contaminantes químicos presentes em águas de consumo e alimentos.

Programa

1. Determinação dos principais parâmetros microbiológicos analisados em águas de consumo e alimentos. Determinação de bolores e
leveduras, coliformes totais, coliformes fecais, Escherichia coli, microrganismos totais, estreptococos fecais, Clostridium perfringens
(esporos), Pseudomonas aeruginosa, Staphylococus aureus e Salmonella.
2. Determinação dos principais parâmetros físico-químicos analisados em águas de consumo e alimentos. Determinação de matéria seca e
teor de gorduras, proteínas e açúcares. Acidez e alcalinidade. Análise de metais pesados, nitritos, nitratos, amónio, fosfatos, álcoois, fenóis e
cor.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Thomas J. Montville and Karl R. Matthews (2008). Food microbiology: an introduction (2nd Ed.). Washington, DC: ASM Press. (Disponível na
Biblioteca do ISEC: ISBN 978-1-4051-8913-2)
Michael J. Pelczar, Jr., E. C. S. Chan, Noel R. Krieg (1997). Microbiologia: conceitos e aplicações: volume 1. São Paulo [etc.]: Makron Books.
(Disponível na Biblioteca do ISEC: ISBN 85-346-0196-8)
Owen R. Fennema (1996). Food chemistry (3rd ed). New York: Marcel Dekker. (Disponível na Biblioteca do ISEC: ISBN 0-8247-9691-8)
Recursos didáticos usados na lecionação: Apontamentos elaborados pelos docentes e protocolos da Unidade Curricular