Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular organiza-se em aulas teórico-práticas de forma a possibilitar a análise de conceitos e a sua integração prática nos diversos contextos.
Serão promovidos momentos de análise, discussão / debate de temas relevantes, nos quais se valorizará o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos.
Será proporcionado, sempre que possível, o contacto com diferentes comunidades, realizado através de visitas de estudo ou momentos de observação.
A síntese dos conhecimentos e vivências experienciadas pelos alunos deverá constar de relatórios individuais, construídos no final de cada de aula, ao longo do processo de aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
1. Promover a orientação para actividades de expressão musical / musicoterapia.
2. Utilizar técnicas psicomusicais em diversos contextos
3. Integrar a musicoterapia e a expressão musical no contexto de intervenção comunitária.
4. Integrar no espaço e no tempo os recursos e metodologias da expressão musical
5. Utilizar a comunicação não-verbal como um contributo ao desenvolvimento de competências relacionais.
6. Eleger ambientes sonoros potenciadores do bem estar integral do indivíduo
7. Reconhecer a identidade sonoro-musical como elemento potenciador no processo de intervenção musical.
Programa
1. Musicoterapia
1.1. Definição
1.3. Enquadramento histórico
1.4. Princípios e fundamentos
1.5. Aplicações em gerontologia
2. Expressão Musical
2.1. Princípios elementares do trabalho com a Expressão Musical
2.2. Elementos de história da Música e Etnomusicologia e sua aplicação na intervenção musical
2.3. A Prática Vocal e Instrumental na intervenção através da Expressão Musical
3. Actividade Musical em diferentes contextos sociais
3.1.Técnicas musicais e psicomusicais utilizadas em diferentes contextos
3.2. A música como meio para o desenvolvimento de objectivos extra-musicais
3.3. A música e os espaços
3.4. Planificação, implementação e avaliação de atividades de expressão musical em diferentes contextos
Métodos de Avaliação
- - Projeto Final (30% para conceção; 20% apresentação) - 50.0%
- - Trabalhos realizados nas aulas - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Berrocal, J. (2013). Música y neurociencia: la musicoterapia: Sus fundamentos, efectos y aplicaciones terpéuticas. Barcelona: Ed.UOC. ISBN:978-84-9788-762-
Betés de Toro, M. (2000). Fundamentos de Musicoterapia. Madrid: Morata
Bruscia, K. (2014). Definig Music Therapy (3rd Edition). Barcelona Publishers. ISBN: 978-1-937440572
Colwell, C. (2005). An Orff approach to music therapy. The Eco Voices, Vol. 38, nº1
Ferreri, Laura & Bigand, Emmanuel & Moussard, Aline & Tillmann, Barbara. (2019). Music and the aging brain. 10.1093/oxfordhb/9780198804123.013.25.
ILARI, B. (2006). Música, Comportamento Social e Relações Interpessoais. Psicolologia em Estudo, 11(1): 191-198.
PALHEIROS, G.B. (2003). Educação Musical em Diferentes Contextos. in Revista de Educação da APEM, 117:5-18. Lisboa: APEM.
Pereyra, G. (2013). Musicoterapia: iniciación, técnicas y exercicios. Barcelona: Ed Robinbook. ISBN: 978-84-15256-50-2