Laboratório de Som I

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de física e matemática do 9º ano de escolaridade.

Métodos de Ensino

A metodologia utilizada define-se pelos itens seguintes:

a) apresentação de conteúdos programáticos recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação;
b) sistematização dos conhecimentos teórico-práticos: resolução de questões e problemas;
c) experiências laboratoriais e demonstrações na sala de aula realizadas pelo professor e alunos com recurso a hardware e software especializados.

Os alunos podem optar por duas modalidades de avaliação: avaliação contínua/periódica ou exame. A avaliação contínua/periódica incidirá sobre experiências e demonstrações acústicas, e participação nas aulas (20%) + teste (80%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (esta última, caso a classificação na prova escrita seja entre 7,5 e 9,4 valores).

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são:

a) conhecer o som e as suas características;
b) identificar as várias formas de produção sonora;
c) compreender o papel dos vários componentes e propriedades relacionados com a propagação sonora;
d) conhecer fenómenos acústicos aplicados a situações do dia-a-dia;
e) conhecer os campos sonoros: sons no exterior e em espaço fechado;
f) conhecer o sistema auditivo humano e o processo de audição;
g) identificar as características físicas e psicológicas do som;
h) saber escolher música para os média.

Programa

I. ACÚSTICA FÍSICA

PRODUÇÃO DO SOM
módulo 1

a) Som e as fontes sonoras.
b) Sistemas vibratórios simples. Vibrações complexas.
c) Características do som.

PROPAGAÇÃO DO SOM
módulo 2

a) Ondas e propagação de ondas.
b) Ondas sonoras. Velocidade do som.
c) Propriedades das ondas sonoras.
d) Campos sonoros.

II. PSICOACÚSTICA

SISTEMA AUDITIVO HUMANO E PROCESSO DE AUDIÇÃO. PERCEPÇÃO DO SOM
módulo 3

a) A série de audição.
b) Anatomia e fisiologia auditiva periférica. Processamento de sinal e sistema nervoso auditivo central.
c) Sensação de intensidade.
d) Sensação de altura.
e) Timbre.

 

III. COMBINAÇÃO DE SOM COM IMAGEM
módulo 4

a) Seleção de áudio: atributos musicais e psicoacústicos.
b) Critérios para selecionar os géneros musicais.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adams, R., Hnatiuk, D., & Weiss, D. (2017). Music supervision: The complete guide to selecting music for movies, tv, games & new media (2nd ed.). Omnibus Press.

dos Santos-Luiz, C. (2021.) Sound intensity and loudness of musical tones. In L. C. Castilho, R. Dias, & J. F. Pinho (Eds.), Perspectives on music, sound and musicology: Research, education and practice (pp. 169-188). Springer Nature.

Everest, F. A., & Pohlmann, K. C. (2021). Master handbook of acoustics (7th ed.) McGraw-Hill.

Hatsidimitris, G., & Wolfe, J. (2012). Physclips: Multimedia resources for learning and teaching physics. 2nd International STEM in Education Conference. Beijing Normal University, Beijing, China.

Henrique, L. L. (2014). Acústica musical (5ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.

Houtsma, A. J. M., Rossing, T. D., Wagenaars, W. M. (1989). Auditory demonstrations [CD]. Acoustical Society of America.

Howard, D. M., & Angus, J. A. S. (2017). Acoustics and psychoacoustics (5th ed.). Focal Press.