Métodos de Ensino
Aulas laboratoriais onde são realizados, por grupo, os vários trabalhos práticos. Durante as aulas os alunos são confrontados com questões pertinentes de modo a avaliar como se prepararam para a realização do trabalho e potenciar a compreensão dos conhecimentos adquiridos. Ao fim da realização de cada trabalho é feita uma discussão oral onde são discutidos os conceitos teóricos e os resultados obtidos. É ainda analisado o relatório elaborado.
A avaliação é contínua e tem em conta: (i) Avaliação dos Trabalhos Experimentais: 5 Relatórios resumidos (A-35%) e discussão oral (B-30%); (ii) Avaliação da Aula Experimental: Desempenho nas aulas laboratoriais (C-15%); (iii) Avaliação da Apresentação Oral dos resultados de um trabalho efetuado a realizar no final do semestre (D-20%). A classificação final é obtida pela soma das contribuições das várias componentes (0,35xA+0,30xB+0,15xC+0,20xD).
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular passam por introduzir o aluno no campo da Tecnologia Biológica e Enzimática, com especial ênfase na transformação biológica e enzimática industrial, cinética enzimática, métodos de imobilização de biocatalizadores e aplicação em reatores.
Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: i) reconhecer os principais processos enzimáticos e biológicos industriais; ii) determinar experimentalmente os parâmetros cinéticos do modelo de Michaelis-Menten para enzimas livres e imobilizadas; iii) determinar experimentalmente os parâmetros de modelos empíricos para reatores contínuos com enzimas imobilizadas; iv) operar processos biológicos e enzimáticos de produção industrial; v) organizar e gerir a realização de trabalho em grupo e vi) reportar o trabalho realizado, discutir e analisar os resultados experimentais.
Programa
Realização de trabalhos experimentais em grupo, englobando a execução laboratorial, elaboração do relatório escrito, e análise e discussão dos resultados.
Trabalhos Experimentais a realizar:
1. Determinação das constantes cinéticas da invertase de S. cerevisiae em células livres
2. Imobilização de S. cerevisiae em alginato
3. Determinação das constantes cinéticas da invertase de S. cerevisiae em células imobilizadas
4. Operação em contínuo de reatores enzimáticos com células imobilizadas
5. Fermentação alcoólica (vinificação)
6. Fermentação lática (produção de iogurte)
7. Atividade sacarolítica (amílase)
8. Atividade proteolítica em queijos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - A classificação final é dada pela fórmula: 0,35xRelatórios +0,30x(Discussão oral) +0,15xDesempenho +0,20x(Apresentação oral) - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cabral, J.M.S., Aires-Barros, M.R., Gama, M., Engenharia Enzimática, Lidel, Lisboa, 2003
Messing, R. A., Immobilized enzymes for industrial reactors, Academic Press, 1976
Bon, E.P.S., Ferrara, M.A., Corvo, M.L., Enzimas em Biotecnologia: Produção, Aplicações e Mercado, Editora Interciência Ltda., Brasil, 2008
Hartmeier, W., Immobilized biocatalysts: an introduction, Springer-Verlag, 1988
Rehm, H. J., Reed, G.,«Enzyme Technology» in Biotechnology, VCH, 1987
Lima, N, Mota, M., Biotecnologia: Fundamentos e aplicações, Lidel, Lisboa, 2003
Fonseca, M.M., Teixeira, J.A., Reactores biológicos: fundamentos e aplicações, Lidel, Lisboa, 2007