Laboratório em Artes e Mediação Cultural

Métodos de Ensino

A UC possui uma componente teórica prática (TP) e uma componente de prática laboratorial (PL). A avaliação da componente TP será feita através de um teste de consulta. A avaliação da componente PL  basear-se-á na participação efetiva nas aulas e no desenvolvimento de uma metodologia de ação dirigida a uma comunidade específica sob tutoria do docente. Esta última, será posteriormente sistematizada e apresentada na forma de um trablho escrito.

A classificação final em regime de avaliação contínua reger-se-á pela seguinte fórmula: valor final = TP (50%) + PL (50%) – 100%

Avaliação por exame final: prova teórico-prática – 100%

Resultados de Aprendizagem

1 – Identificar as dimensões construtivas e imagéticas, bem como axiológicas, éticas e praxiológicas da Cultura;

2- Adquirir uma visão crítica, fundamentada no panorama teórico, sobre a evolução concetual das Artes Participativas;

3- Reconhecer as principais abordagens teóricas e metodologias de ação dentro das Artes Participativas;

4- Mobilizar e articular recursos técnicos e teóricos que lhes permitam, no seu futuro enquanto profissionais das artes e/ou investigadores, desempenhar o papel de mediadores culturais, atendendo assim às especificidades da comunidade em que intervêm assim como aos diferentes paradigmas, discursos e conhecimentos sobre este campo de ação. 

Programa

1– Rotas epistemológicas para a arte participativa – hermenêutica da Cultura enquanto ponto de partida;

2– De “Arte Comunitária” a “Arte Participativa” – a evolução concetual destas práticas;

3 – Artes Participativas – uma cartografia às suas principais abordagens na atualidade;

4– Prática Laboratorial.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Componente prática laboral - 50.0%
  • - Componente teórico prática - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baptista, Maria (dir.). (2014). Políticas Públicas Culturais: Dinâmicas, Tensões e Paradoxos.

Boal, A. (2009). A Estética do Oprimido. Garamond.

Borie, M., Rougemont, M., & Jacques, S. (2011). Estética Teatral – Textos de Platão a Brecht. Fundação Calouste Gulbenkian.

Carmelo, L. (2003). Semiótica – Uma Introdução. Publicações Europa-América.

Cruz, H. (2021). Práticas Artísticas, Participação e Política . Edições Colibri

Cruz, H. (coord.). (2015). Arte e Comunidade. Fundação Calouste Gulbenkian.

Eco, U. (1973). O Signo . Biblioteca das Ciências Humanas.

Erven, E. (2002). Community Theatre – Global Perspectives. Taylor & Francis e-library.

Guinsburg, J. (dir.). (1988). Semiologia do Teatro. Editora Perspetiva.

Hall, S. (2016). Cultural Studies 1983 – A Theoretical History. Duke University Press.

Hegel, G. (1993). Estética. Guimarães Editores.

Lotman, I. (1996). Semiótica de la Cultura y del Texto. Ediciones Cátedra Universitat de Valencia.